Implantes dentários: novas técnicas
É inegável a evolução dos implantes dentários. No início das tentativas, quando não havia muitos estudos e tecnologia à disposição, a rejeição era enorme. Foi então que o professor sueco Per-Ingvar Brånemark começou experiências com o titânio em coelhos e descobriu que não havia rejeição ao metal em cirurgias. Aos poucos o osso e o titânio iam se integrando. Esse processo recebeu o nome de osseointegração e passou a ser usado nas cirurgias de implantes dentários.
Graças à osseointegração, surgiram os implantes atuais feitos de titânio. Ao contrário do que ocorria antigamente, quando o preço era em dólar e praticamente inacessível, o tratamento atual tem um ótimo custo-benefício e várias opções de pagamento.
A seguir, você descobrirá tudo sobre as novas técnicas de implantes dentários para ter um sorriso natural. Confira!
A importância da evolução da radiologia
A radiologia é uma parte importante no tratamento de implantes dentários, afinal, é por meio das imagens das tomografias que o dentista pode analisar a arcada dentária do paciente. Com a tomografia tridimensional (3D), o cirurgião pode observar com detalhes os ossos e onde estão os nervos e vasos. Assim, é possível ponderar os riscos de uma hemorragia.
Os exames de imagem ficaram mais acessíveis atualmente, o que permite o início do tratamento. Em Natal, no Rio Grande do Norte, há excelentes centros radiológicos como o Instituto Odonto Radiológico de Natal (IORN), o Centro de Imagem Maxilo-facial (CIM) e a Radiologia Conceito (ROC).
A odontologia brasileira como referência mundial
A odontologia brasileira também evoluiu e se tornou uma referência mundial, especialmente na implantodontia. Por exemplo: a técnica de cirurgia guiada sem cortes é mais rápida e minimiza a dor e inchaço.
Em cerca de 10 minutos, o cirurgião consegue implantar o dente, enquanto na técnica convencional o mesmo processo demora 1 hora. Já para repor uma arcada dentária inteira com implantes na cirurgia guiada são necessários apenas 45 minutos. Com a técnica convencional, o tempo aumenta para 6 horas.
Além disso, a técnica guiada também não precisa de cortes extensos na gengiva. Logo, o procedimento é tranquilo, não há necessidade de pontos e a quantidade de anestesia é pequena. Isso acontece graças ao planejamento completo da cirurgia, que permite saber exatamente o local de perfuração para fixar os implantes. Por outro lado, na versão convencional, é preciso de uma quantidade significativa de pontos e os riscos de hemorragia são altos.
Em Natal, o Dr. João Marcelo Arcoverde tem experiência na cirurgia guiada. Inclusive, graças aos seus conhecimentos, o profissional desenvolveu um kit próprio para o guia cirúrgico e que é usado por cirurgiões do mundo inteiro.
As novas tecnologias nos implantes dentários
É importante trabalhar com a tecnologia a fim de oferecer aos pacientes um excelente efeito, em conjunto com a radiografia. O scanner intra-bucal, por exemplo, é uma forma de fazer um escaneamento 100% digital e em alta definição da sua arcada dentária.
A radiografia digital auxilia o dentista especializado a analisar se há perda óssea, cáries ou outros problemas em cada dente. A impressão 3D é outra ferramenta importante que agiliza o tratamento e dá precisão aos resultados. Já as máquinas fresadoras fazem porcelanas em apenas alguns minutos, o que torna o procedimento rápido.
Além disso, há o protocolo Dental Smile Design (DSD), criado pelo brasileiro Christian Coachman e que dá uma avaliação estética e estrutural oral. Então, é uma solução que permite ver os dentes simulados antes mesmo de fazer qualquer procedimento.
O Dr. João Marcelo Arcoverde oferece e utiliza todas essas tecnologias em seu consultório odontológico para garantir a satisfação de seus pacientes e uma experiência prazerosa. Então, você poderá usar a seu favor todo o potencial que elas oferecem.
As novas técnicas em implantes dentários proporcionadas pelo avanço da tecnologia ajudam a trazer de volta, com segurança, a qualidade de vida e confiança de quem perdeu os dentes. Assim, você tem a chance de aproveitar um resultado ainda mais satisfatório para o seu sorriso!
Agende já a sua consulta com o Dr. João Marcelo Arcoverde e tenha acesso aos melhores resultados com esse dentista em Natal!
Mestrado em Implantodontia pela Faculdade e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic Campinas-SP.
Pós-graduado em Reconstrução Tecidual Óssea e Periimplantar pelo Grupo ImplantePerio – SP.
Experiência com 2.127 implantes guiados sem cortes instalados com diferentes sistemas de implantes.
Criador do Kit de Cirurgia Guiada da Singular Implants.
Diretor do Instituto de Implantes Dentários, em Natal-RN