quebra do implante dentario

Saiba o que fazer quando ocorrer a quebra do implante dentário

Você está preparado para o caso de seu implante dentário quebrar ou soltar? Apesar desse problema ter uma chance pequena de acontecer, uma vez que as próteses e implantes são bem reforçados para que não se danifiquem tão facilmente, é importante saber o que fazer caso isso ocorra, para evitar que esse problema cause complicações e desconforto.

Neste texto, explicaremos o que você deve fazer caso ocorra a quebra do implante dentário, além de explicar as principais causas para que isso possa acontecer. Também abordaremos quais os cuidados necessários para que essa situação nunca ocorra com você, garantindo um implante sempre saudável e resistente. Vamos lá?

Quais são os fatores que levam à quebra do implante dentário?

Antes de saber o que fazer caso ocorra uma quebra do implante dentário, é importante avaliar quais são as principais causas para esse problema, já que isso poderá servir de base para resolver essa situação.

Um dos primeiros motivos que podem fazer um implante dentário se quebrar é a ingestão de alimentos muito duros com frequência. Por mais que eles sejam fortificados, o atrito e a força constantes podem fazer com que a prótese sofra algum tipo de dano.

Outra situação que pode ocasionar a quebra da prótese é quando não ocorre uma adaptação efetiva do implante dentário com o corpo do paciente. Dessa maneira, ele não consegue ter uma fixação eficiente, ocasionando em quebra. Geralmente, esse problema pode ser analisado e resolvido nas consultas de revisão.

Algumas condições também podem ocasionar uma menor durabilidade do implante, provocando até mesmo a quebra de algumas próteses. Uma delas é o bruxismo, em que a pessoa costuma ranger e morder forte os dentes de maneira involuntária enquanto está dormindo ou passando por situações de muito estresse.

Em todos os casos, é importante que o paciente se consulte com um dentista e explique detalhes da sua vida e saúde que, de alguma forma, podem diminuir a durabilidade do implante ou ocasionar quebras. Assim, é possível definir melhor como será feito esse procedimento.

O que fazer se o seu implante quebrar?

Caso o seu implante tenha quebrado, é preciso, primeiramente, consultar o seu dentista. Ele poderá fazer uma análise do que aconteceu, por meio da visualização da região e do seu relato, para conseguir consertar esse problema o mais rápido possível e de maneira eficiente. Assim, não espere muito até a próxima consulta porque você poderá ter mais complicações com um implante quebrado.

É importante ter em mente que não existe um remédio caseiro para consertar as próteses dentárias. Tentar colar o pedaço com cola ou outros produtos poderá não apenas piorar a situação como também provocar outros danos à sua saúde, como intoxicação ou inflamação. Mesmo se for um tipo de prótese removível, não tente retirá-la em casa.

Durante a consulta, o cirurgião dentista poderá avaliar quais foram as causas da quebra do implante, seja por consequência de problemas na região bucal, cáries ou mal uso por parte do paciente. Cada um desses exige uma solução específica, que pode resultar em um tratamento mais demorado.

Caso você sofra algum tipo de trauma na região, como uma queda ou acidente, o implante também pode ser danificado com o impacto ou ter uma inflamação. Nessas situações, é importante avaliar toda a região, verificando se o osso do maxilar está em boas condições ou sofreu algum tipo de dano.

Caso a área de suporte do implante também tenha sido danificada, é importante focar no tratamento dela. Assim, ela pode se recuperar e ficar forte o bastante para sustentar a prótese novamente, caso contrário, serão necessárias novas estratégias para devolver as próteses à região.

Caso seja algo relacionado com a saúde da sua região bucal, será preciso tratar esse problema para recolocar a prótese, uma vez que ele pode causar uma piora no quadro. Só então o dentista poderá avaliar a possibilidade de recolocar a prótese, caso ela tenha que ser tirada, ou optar por um novo modelo.

Quais os cuidados necessários para evitar esse problema?

Os implantes dentários utilizados atualmente são bastante resistentes. Entretanto, não é por isso que você deve se descuidar e não tomar medidas para evitar uma quebra ou outras complicações na região. Assim, o primeiro passo é entender que os cuidados com as próteses são muito similares com os feitos em dentes normais.

É importante fazer a escovação pelo menos três vezes ao dia, além de usar fio dental sempre. Assim, você evita a formação de placa bacteriana ou o acúmulo de alimento entre os dentes, que podem causar inflamações na gengiva e outros problemas. Dedicando um tempinho todos os dias para cuidar dos seus dentes, você já diminuirá consideravelmente as chances de danos.

Outro cuidado importante é em relação ao que você come. Mesmo que as próteses sejam muito resistentes, evite comer alimentos muito duros todos os dias, para garantir a sua segurança.

Além disso, uma dieta rica em nutrientes fará com que o seu osso maxilar, bem como as suas gengivas, se mantenham saudáveis. Alimentos ricos em cálcio, como leite, tofu, brócolis, sardinha, espinafre e soja, são ótimos aliados para a fortificação dos ossos e podem ser incorporados em suas refeições.

As visitas ao dentista precisam ser periódicas, mesmo após o período de cicatrização dos implantes dentários. Esse cuidado é importante porque o profissional poderá avaliar com antecedência se existe algum risco de alguma das próteses se rachar ou quebrar e já tomar medidas para resolver essa situação antes que ocorram complicações.

E então, já sabe o que fazer durante a quebra do implante dentário? É importante seguir nossas dicas para garantir que a sua prótese esteja sempre em boas condições e possa durar por muitos e muitos anos! Em caso de dúvidas, você pode se consultar com um profissional de confiança, seja para colocar os implantes ou tirar dúvidas, como o Dr. João Marcelo!

Entre em contato conosco agora mesmo e marque a sua consulta e invista em um sorriso mais saudável, bonito e funcional para ter uma melhor qualidade de vida!

Assine e receba dicas sobre saúde bucal

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.