O que fazer quando o implante dentário amolece?
Um dos maiores benefícios do implante dentário é a estabilidade que esse tratamento proporciona na reposição de um ou mais dentes. Porém, em alguns casos é preciso saber como agir quando o implante dentário amolece.
Apesar de essa não ser uma situação tão frequente, é preciso estar preparado para lidar com ela. Assim, você mantém o sorriso bonito e saudável por mais tempo, garantindo os efeitos esperados dos implantes,
Ao continuar a leitura, você entenderá o que fazer quando o implante dentário amolece e descobrirá o que pode causar a situação. Confira!
Quais as causas da instabilidade do implante dentário?
O primeiro passo é examinar as possíveis causas desse problema, já que a instabilidade pode ser causada por vários fatores. Veja quais são os principais!
Falta de osseointegração
Os implantes dentários dependem da osseointegração, um processo no qual o osso se funde ao parafuso de titânio. Se esse processo não ocorrer adequadamente, o implante pode se tornar instável.
Infecção
As infecções ao redor do implante, como a peri-implantite, podem causar perda óssea. Como resultado, a instabilidade do implante pode ocorrer.
Má colocação inicial
Um implante dentário mal posicionado ou colocado de maneira inadequada também pode levar à instabilidade ao longo do tempo.
Problemas na manutenção
A falta de cuidados adequados e de higiene bucal pode levar ao acúmulo de placa bacteriana e infecções, comprometendo a estabilidade do implante.
Quais os riscos associados à instabilidade do implante dentário?
A instabilidade do implante dentário não deve ser ignorada, pois ela pode gerar uma série de problemas. Alguns dos riscos associados à instabilidade do implante incluem:
- desconforto: implantes dentários instáveis podem causar desconforto e dor ao mastigar ou falar;
- infecções recorrentes: a instabilidade do implante pode aumentar o risco de infecções persistentes ao redor do implante;
- perda óssea: se a osseointegração não ocorrer corretamente, pode ocorrer a perda de osso ao redor do implante, o que pode afetar até outros dentes e implantes;
- falha do implante: em casos graves, a instabilidade pode levar à falha completa do implante, exigindo sua substituição.
O que fazer quando o implante dentário amolece?
Se você notar que seu implante dentário está amolecendo ou se tornando instável, é fundamental agir da forma adequada. Descubra como agir!
Consulte um especialista
Ao notar esse processo de amolecimento, procure imediatamente um profissional de odontologia especializado em implantes dentários. Ele avaliará a situação e poderá determinar a causa da instabilidade.
Em Natal-RN, o Dr. João Marcelo Arcoverde atua na ID Implantes e tem ampla experiência com implantes dentários sem cortes. Com isso, você pode buscar ajuda profissional para ter as orientações necessárias sobre o que fazer.
Tratamento personalizado
O tratamento dependerá da causa da instabilidade. Ele pode envolver a prescrição de antibióticos para tratar infecções, revisão cirúrgica do implante ou outros procedimentos necessários.
Acompanhamento regular
Após o tratamento inicial, continue fazendo consultas de acompanhamento conforme recomendado pelo seu dentista para garantir a saúde a longo prazo do seu implante.
Ao chegar até aqui, você descobriu o que fazer quando o implante dentário amolece. A maior parte das causas tem tratamento, desde que a identificação ocorra precocemente. Por isso, é fundamental visitar seu dentista já nos primeiros sinais de mobilidade.
Você sofre com esse problema? Deixe um comentário e participe!
Mestrado em Implantodontia pela Faculdade e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic Campinas-SP.
Pós-graduado em Reconstrução Tecidual Óssea e Periimplantar pelo Grupo ImplantePerio – SP.
Experiência com 2.127 implantes guiados sem cortes instalados com diferentes sistemas de implantes.
Criador do Kit de Cirurgia Guiada da Singular Implants.
Diretor do Instituto de Implantes Dentários, em Natal-RN