Perder um dente traz muitas consequências

Perder um dente traz consequências para a saúde física e emocional

O sorriso é nosso cartão de visitas. E a perda de um dente, além das consequências para a saúde e bem-estar, abala o emocional e afeta consideravelmente a autoestima da pessoa.

A não ser na fase de troca da dentição, em nenhuma etapa da vida, nem mesmo quando a idade avança, perder um dente deve ser considerado algo normal. O melhor a fazer é estar informado sobre as causas que levam à perda dentária e tentar se prevenir ao máximo. No entanto, há casos em que a perda é inevitável. E quando isso acontece, também é preciso saber que há outras consequências relacionadas à saúde bucal e do corpo como um todo.

Portanto, repor um ou mais dentes perdidos é fundamental para manter o organismo saudável e, claro, a autoestima elevada.

A boa notícia é que a área da odontologia especializada no implante ou reimplante de um ou mais dentes se moderniza e aprimora a cada dia. Os tratamentos e tecnologias disponíveis hoje em dia possibilitam reabilitar uma arcada inteira de maneira mais estável, estética e funcional.

Consequências para a saúde

São diversos os transtornos decorrentes da perda dentária. A falta de dentes causa prejuízos em diversas outras partes do nosso organismo. Por isso, é sempre bom ressaltar que a higienização correta da boca e consultas odontológicas periódicas evitam a queda dos dentes e todas as suas consequências.

Mordida e mastigação

A perda de um dente deixa um espaço vazio na arcada e os dentes vizinhos sem ponto de apoio. Com isso, toda a boca – e outros órgãos também – entra em processo de compensação para tentar equilibrar a arcada dentária desestruturada, gerando uma má oclusão (desajuste de mordida). Esse desequilíbrio prejudica a mastigação e reduz a qualidade da absorção de nutrientes pelo organismo.

Má digestão

A perda dentária também influencia a digestão, pois os alimentos não chegam suficientemente bem triturados ao sistema digestivo, sobrecarregando o estômago e intestino da pessoa.

Perda óssea

A perda de um dente faz com que o corpo inicie um processo de reabsorção, pois entende que a estrutura que o sustentava já não é mais importante. Em razão disso, algumas pessoas precisam receber enxerto ósseo antes de inserir um implante dentário.

Outros problemas

Dores de cabeça, ouvidos, tonturas e até mesmo modificações na postura, problemas musculares e articulares da face são comuns em pessoas que tiveram perda dentária. Sendo que, o diagnóstico pode ser muito demorado e obtido apenas depois de várias consultas médicas e exames, pois ainda há dificuldade em ligar esses sintomas ao estado de conservação da boca.

Assine e receba dicas sobre saúde bucal

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

4 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.