odontologia estética

Descubra por que a odontologia estética é sinônimo de saúde e bem-estar

Você sabia que a função do dentista vai muito além de promover saúde bucal? Hoje, existem diversos procedimentos de odontologia estética, uma área que se preocupa, além da função, com a beleza do sorriso. Mas isso não apenas por vaidade, e sim como forma de trazer bem-estar e qualidade de vida para aqueles insatisfeitos com sua condição bucal.

Esses tratamentos corrigem problemas funcionais, alteram características que desagradam o indivíduo e devolvem a autoestima e confiança na hora de sorrir. Assim, além de deixarem os dentes perfeitos, tratam certas condições que abalam a saúde bucal e psicológica dos pacientes.

São procedimentos variados e que atendem a necessidades muito distintas. Continue lendo este post para conhecer um pouco mais sobre os tratamentos mais procurados atualmente.

O que é odontologia estética?

Cada vez mais a aparência do sorriso tem sido valorizada. Isso porque ela impacta diretamente a imagem da pessoa perante o mundo ao seu redor.

O desejo de ter dentes perfeitos faz as pessoas procurarem tratamentos que corrijam problemas ou alterem características que desagradam. A odontologia estética surgiu para atender a essas necessidades.

Trata-se de uma área que trabalha com procedimentos que equilibram a saúde bucal, promovem a reabilitação oral e, consequentemente, conferem uma aparência mais agradável e atraente. Tudo isso promovendo a simetria e harmonia entre sorriso e face.

Existem vários problemas que podem ser corrigidos com os tratamentos oferecidos pela odontologia estética, como:

  • manchas e alterações de cor do esmalte;
  • desgastes;
  • trincas ou quebras;
  • desalinhamentos;
  • apinhamentos;
  • espaços entre os dentes;
  • diferenças de tamanho;
  • sorriso gengival;
  • falta de dentes;

Como você pôde ver, são necessidades variadas e muito distintas. Justamente por isso, a odontologia estética conta com diversos procedimentos diferentes. A seguir, falamos um pouco sobre os principais deles.

Clareamento dental

O clareamento dental é um procedimento muito popular que ajuda a alcançar uma tonalidade mais clara para os dentes. Ele pode ser feito em todos ou somente em um elemento dentário. Existem no mercado diversos géis clareadores, cada um com uma indicação específica.

Eles podem ser utilizados tanto no clareamento de consultório, conhecido popularmente como clareamento a laser, como diariamente em casa, na modalidade conhecida como clareamento caseiro. Ambas as técnicas são eficazes e cabe ao cirurgião-dentista escolher a mais indicada para cada caso.

O resultado final é surpreendente e, atualmente, diversos estudos científicos comprovam que não é mais necessário deixar de tomar café, refrigerante ou ter qualquer tipo de restrição alimentar durante o processo de clareamento. Se você não fez clareamento ainda porque não queria deixar de lado o cafezinho, agora não há mais desculpas!

Aparelhos ortodônticos

A ortodontia é uma especialidade que também atua na odontologia estética, afinal, ela corrige os problemas de desalinhamento, apinhamento, giros, espaçamentos e alterações na mordida. Todos eles causam impacto significativo na aparência do sorriso e na autoestima da pessoa.

Atualmente, existem vários aparelhos ortodônticos disponíveis no mercado. Além do modelo fixo fabricado em metal, há os aparelhos estéticos feitos em porcelana e safira, além de novas tecnologias, como a encontrada no aparelho autoligado e alinhadores invisíveis.

Facetas e lentes de contato

As facetas e as lentes de contato são capas de porcelana muito finas instaladas sobre a superfície do dente. São indicadas para os casos em que se deseja alterar determinadas características, como tonalidade, tamanho e formato dos dentes.

Quando comparada com a técnica de resinas compostas convencionais, essa modalidade de tratamento apresenta a grande vantagem de não sofrer com alteração de cor ao longo dos anos e apresentar alta resistência à fratura.

A indicação das facetas e lentes deve ser respeitada. Não deixe de procurar um profissional experiente nesse tipo de tratamento para que o resultado final não fique artificial ou totalmente diferente das expectativas.

Restaurações em resina

As restaurações em resina são uma opção para quem precisa corrigir problemas como pequenas fraturas e diferenças de tamanho ou formato. São uma opção de tratamento para correções menores e não apresentam estabilidade de cor como as porcelanas, mas quando corretamente indicadas, são uma excelente alternativa para corrigir pequenas imperfeições.

Gengivoplastia

A gengivoplastia é uma cirurgia plástica realizada nas gengivas. É um procedimento simples feito no próprio consultório do dentista que consiste em realizar ajustes finos nesses tecidos. O objetivo é melhorar a simetria e harmonia deles com os dentes.

Por meio da gengivoplastia podemos fazer a remoção da gengiva em excesso (problema conhecido como sorriso gengival). Também é possível, através dos enxertos gengivais, recobrir áreas expostas pela recessão gengival e diminuir quadros de sensibilidade dentinária ocasionada pela exposição do colo das raízes dos dentes.

Como a odontologia estética se relaciona com saúde e bem-estar?

Como você viu, os tratamentos oferecidos pela odontologia estética promovem resultados impactantes na vidas das pessoas. Os dentes têm um papel importante na saúde dos indivíduos, pois estão associados fonação e articulação das palavras, permitem uma mastigação correta e, consequentemente, melhoria no aproveitamento dos nutrientes dos alimentos, além é claro de proporcionarem bem estar e auto-confiança.

Ainda temos os impactos na aparência do sorriso no que se refere ao tamanho dos dentes, cor, formato e simetria entre a dentição e as gengivas, corrigindo defeitos e características que geram desarmonia. A estética branca dos dentes deve sempre caminhar de mãos dadas com a estética vermelha, da gengiva.

Principais benefícios dos tratamentos estéticos:

  • melhora da fala;
  • melhora da respiração;
  • mastigação correta;
  • higienização bucal facilitada;
  • prevenção de problemas oclusais e musculares;
  • envelhecimento saudável;
  • melhora da auto-estima
  • sorriso simétrico e harmônico.

É válido lembrar que não existe uma idade limite para realizar os tratamentos em odontologia estética. Nunca é tarde demais para cuidar do sorriso, porém, o quanto antes isso for feito, melhor será para preservar a saúde bucal e ter um envelhecimento saudável.

Mas para que você realmente aproveite todos os benefícios e vantagens dos tratamentos da odontologia estética, é fundamental optar por profissionais capacitados e experientes. Dessa forma, serão indicados os procedimentos ideais e específicos para o seu caso, com a certeza de um maior cuidado com a sua saúde e total atenção ao seu bem-estar.

Gostou de conhecer as várias formas de cuidar da saúde e da aparência do seu sorriso? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos fiquem sabendo também!

Assine e receba dicas sobre saúde bucal

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

11 Comentários

    Excelentes artigos. Parabéns

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.