O que é a implantodontia? Entenda aqui sobre essa especialidade
Dos termos que existem no vocabulário da Odontologia, é comum surgir a dúvida sobre o que é implantodontia. Não à toa, essa é uma das especialidades recorrentemente buscadas dentro dos consultórios odontológicos e o motivo para isso é diverso.
A possibilidade de ter de volta os dentes perdidos, situação esta que provoca muito constrangimento e consequências ruins para o processo de mastigação, desperta forte interesse por parte dos pacientes.
A fim de desvendar mais sobre essa área da Odontologia, preparamos este conteúdo para você. Neste texto você terá a chance de conhecer afinal o que é implantodontia, como os implantes funcionam e quais os benefícios de recorrer a um implantodontista. Confira!
O que é implantodontia?
A implantodontia é uma das áreas do conhecimento da Odontologia que tem o objetivo de fazer a reabilitação oral por meio de implantes dentários. O objetivo dessa área é restaurar as funções estéticas e mastigatórias do paciente. Em consequência disso, é possível devolver também a autoestima e a qualidade de vida.
Inicialmente, a implantodontia surgiu com a proposta de fazer substituição de próteses totais, as famosas dentaduras, da parte da arcada inferior.
No entanto, com o passar dos anos e com a evolução tecnológica, possibilitou o desenvolvimento do implante ser aplicado tanto na arcada inferior quanto superior. Além disso, há soluções da implantodontia tanto para perda de dentes individuais quanto para mais de um.
Como funciona um implante dentário?
O implante dentário é considerado o principal produto da implantodontia. Eles foram criados para fazer a reposição de dentes faltosos de pessoas mais velhas.
No entanto, a perda dentária pode acometer indivíduos de todas as idades, inclusive os mais jovens. Por essa razão, os implantes foram modificados e atualmente pacientes que têm acima de 18 anos já podem buscar esse tratamento.
Para ter sucesso no implante dentário, ele deve ser feito o mais rápido possível. Isso porque quando a perda do dente passa muito tempo, é provável que a estrutura óssea fique perdida, o que dificulta muito em uso de implante.
Afinal de contas, o implante é uma estrutura formada por parafuso em titânio que serve como uma raiz artificial. Se essa estrutura não consegue se sustentar no tecido ósseo, não é possível ter um implante bem sucedido.
Por isso, é bastante comum e recomendável realizar a extração do dente e fazer o implante no mesmo dia. Essa alternativa, inclusive, melhora as chances de um bom trabalho estético na região.
Quanto tempo tem a duração de um implante dentário?
A duração do implante dentário pode variar de acordo com muitos fatores. Por exemplo, a questão da manutenção por meio da higiene correta e a procedência do material e profissional que realiza o procedimento. Saiba mais a seguir.
Higiene bucal
Pacientes que têm uma boa higiene bucal tendem a manter os implantes por longo tempo ou até mesmo uma vida inteira.
É importante destacar que, nessa questão de higiene, o implante dentário não é muito diferente dos dentes naturais.
Isso porque se a estrutura óssea e periodontal que sustenta o implante forem danificados, geralmente por bactérias que são provenientes do mau hábito de limpeza, pode-se perder o implante.
Nesse sentido, o importante para prolongar os implantes utilizados é caprichar na escovação. Ademais, é preciso evitar alimentos que podem corroer as próteses.
Procedência
É comum as pessoas optarem por algo que “sai mais em conta”. Isso vale para fazer compras em um shopping ou supermercado. Mas em questão de saúde, esse pressuposto não é muito recomendado.
É importante sempre desconfiar daqueles implantodontistas que cobram valores muito abaixo do mercado. Isso porque a implantodontia de qualidade costuma ter alto valor de investimento.
Basta lembrar que o profissional buscou fazer uma especialização para se tornar um bom implantodontista. E ele precisa pagar por ela, a qual não costuma ser barata.
Sem contar que hoje em dia o investimento de tecnologia pode promover implantes mais seguros, o que exige que o dentista adquira equipamentos modernos.
Todos esses fatores acabam fazendo com que o implantodontista “repasse” o valor para o cliente. Sendo assim, implantes muito baratos tendem a não durarem por muito tempo.
Qual a importância dos pacientes recorrerem a um implantodontista?
Por ser um tratamento bastante invasivo, é fundamental buscar a orientação de um implantodontista. Esse profissional tem formação adequada para tanto elaborar as próteses quanto realizar a cirurgia do implante. Vejamos a seguir, alguns outras razões para o paciente recorrer ao implantodontista.
Redução de riscos e complicações
Um implante mal colocado pode trazer várias complicações para o paciente. Além da perda total da peça, é possível ter riscos de hemorragia e complicações ósseas, sem contar as consequências ruins para mastigar e ter um belo sorriso.
Nesse sentido é fundamental que o paciente recorra a um implantodontista para realizar esse tipo de tratamento. Pois esse profissional tem condições de realizar um planejamento seguro e tem infraestrutura para garantir que o implante seja feito da maneira correta.
Recuperação da autoestima
As pessoas que tiverem seus dentes perdidos costumam ficar com sentimento de constrangimento ao sorrir, pois elas têm vergonha de mostrar o dente faltante. Além disso, é importante considerar que o dente tem um impacto social muito forte.
Não é raro, por exemplo, as pessoas perderem uma vaga de emprego principalmente se o contexto de trabalho privilegia a aparência.
Assim, quando o tratamento de implante é feito com um profissional adequado, é possível recuperar a autoestima do paciente, pois ele terá de volta um dente muito semelhante ao dente natural.
Retorno da saúde e qualidade de vida
A perda de dente também prejudica o processo de mastigação. Esta é extremamente fundamental para a digestão, uma vez que a mastigação ajuda a triturar os alimentos que vão ser imediatamente levados ao sistema digestivo.
É importante lembrar que para que o organismo absorva de maneira correta todos os nutrientes do alimento, é necessário que eles sejam bem triturados.
Caso os alimentos não forem bem mastigados, é possível dificultar o processo de digestão. Sendo assim, o implante feito de maneira correta consegue restabelecer o arcada dentária garantindo que processo de mastigação seja eficiente.
Essas foram as informações sobre o que é implantodontia. Como você viu, o tratamento realizado pelo dentista pode trazer muitos benefícios. Porém, é importante que o paciente tenha cooperação. Dessa maneira, a pessoa consegue seguir as recomendações do dentista e com isso aumentar a longevidade dos implantes.
Quer saber de mais detalhes sobre a perda dentária? Leia agora mesmo este texto e conheça mais sobre as consequências de perdas dentárias.
Agende sua avaliação com o Dr. João Marcelo Arcoverde em Natal/RN.
Mestrado em Implantodontia pela Faculdade e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic Campinas-SP.
Pós-graduado em Reconstrução Tecidual Óssea e Periimplantar pelo Grupo ImplantePerio – SP.
Experiência com 2.127 implantes guiados sem cortes instalados com diferentes sistemas de implantes.
Criador do Kit de Cirurgia Guiada da Singular Implants.
Diretor do Instituto de Implantes Dentários, em Natal-RN