Tratamento com implantes dentários: como a tecnologia ajuda a fazê-lo com segurança?
Você já se questionou sobre o impacto que a tecnologia tem em nossas vidas? A verdade é que sua aplicação vai muito além do celular e alcança os cuidados com a saúde. No caso de um tratamento com implantes dentários, o uso das novas ferramentas faz toda a diferença.
Uma proposta que tem ganhado espaço é o Digital Smile Design (DSD), criado por um especialista brasileiro. A ideia revolucionária envolve usar a tecnologia para “desenhar” e planejar o sorriso. Assim, é possível simular o resultado sem qualquer desgaste ou tratamento.
Para entender como isso ocorre, veja como fazer o seu tratamento com implantes com ajuda da tecnologia!
Quais são as novidades de tecnologia para a implantodontia?
Para colocar em prática a abordagem de DSD, é fundamental contar com alguns recursos que favorecem o planejamento. Por isso, entre as diversas alternativas, algumas soluções se destacam. Então, a seguir, veja quais são as principais novidades nesse ramo!
Escaneamento intra-oral
No escaneamento intra-oral, a arcada dentária é escaneada digitalmente, com bastante precisão. Desse modo, o processo é simples: o equipamento é posicionado na boca do paciente e emite uma luz de intensidade definida. Então, o software capta a resposta e cria um modelo tridimensional.
Ele é essencial para conhecer fatores que são cruciais para realizar implantes, como a densidade óssea, o posicionamento dos nervos e de todas as estruturas nobres. Portanto, é possível planejar melhor como posicionar os implantes.
Esse processo é rápido, seguro e altamente confiável. Inclusive, não é preciso aguardar a secagem de qualquer material e o nível de informações é muito mais completo.
Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada aparece, principalmente, no modelo Cone Bean. Nessa alternativa, há um emissor cônico de radiação, que captura imagens em 360º. Novamente, as informações são interpretadas pelo software, que modela imagens em 3D da região.
Essa é uma opção rápida e que diminui a exposição à radiação. Além disso, oferece imagens muito detalhadas e que são essenciais para o tratamento com implantes dentários. Então, graças aos diversos cortes, é possível conferir a estrutura óssea, periodontal e outras características dentárias.
Impressão 3D
Já a impressão 3D atua na implantodontia para garantir a fabricação de elementos personalizados e com grande precisão. Portanto, a partir das informações estruturais, como nas imagens radiográficas, dá para modelar e imprimir em materiais como a porcelana.
Para implantes, é o caso de usar a impressão para criar moldes do novo sorriso ou mesmo as próteses que serão posicionadas. Isso melhora a qualidade do tratamento e oferece personalização.
Mockup
O mockup nada mais é que um modelo que representa como o novo sorriso ficará. A partir das informações das radiografias e com a impressão 3D, é possível criar um projeto completo para a arcada inferior, superior ou para ambas.
Isso garante maior precisão quanto ao posicionamento dos elementos e quanto ao resultado. Desse modo, tanto o profissional quanto o paciente sabem o que esperar.
Como esses recursos ajudam o tratamento com implantes dentários?
Como visto, a aplicação da tecnologia em implantes dentários é repleta de benefícios. Afinal, o uso adequado das ferramentas diminui os erros de planejamentos e reduz os riscos de ter que refazer os processos.
Além disso, é uma forma de melhorar a aceitação do tratamento e de garantir que as expectativas estejam alinhadas. Para o profissional, há a chance de executar um tratamento muito mais previsível, seguro e rápido, sem perder qualidade.
Qual é a relação com a cirurgia guiada?
Já que estamos falando no uso da tecnologia no tratamento de implantes dentários, é interessante considerar o papel da cirurgia guiada ou sem cortes. Tudo começa com a realização de uma tomografia computadorizada, que verifica o posicionamento de estruturas nervosas e da disponibilidade do osso.
Então, o dentista faz um guia cirúrgico prototipado com ajuda da impressora 3D e ele é transportado para a boca do paciente. Ele serve como um indicador de posições e permite que a fixação seja precisa.
As perfurações são milimétricas, sem que haja a necessidade de cortes extensos. Cada implante leva de 10 a 15 minutos e uma arcada inteira exige cerca de 45 minutos. O pós-operatório é especialmente tranquilo, já que não há inchaço ou dor e é possível retornar às atividades da rotina.
Portanto, tudo isso só é viável graças à atuação da tecnologia, que permite que o profissional especializado consiga ver além e planejar com precisão.
A tecnologia é essencial no tratamento com implantes dentários desde o planejamento (DSD) até a execução, por meio da cirurgia guiada. Com um especialista que tenha as habilidades necessárias, é possível obter os melhores efeitos para o seu sorriso!
Se quiser acertar na escolha de dentista em Natal, conheça o Dr. João Marcelo Arcoverde! Além da capacidade técnica e da experiência, o profissional conta com tecnologias de última geração para trazer o seu sorriso de volta. Agende uma consulta e faça a sua avaliação!
Mestrado em Implantodontia pela Faculdade e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic Campinas-SP.
Pós-graduado em Reconstrução Tecidual Óssea e Periimplantar pelo Grupo ImplantePerio – SP.
Experiência com 2.127 implantes guiados sem cortes instalados com diferentes sistemas de implantes.
Criador do Kit de Cirurgia Guiada da Singular Implants.
Diretor do Instituto de Implantes Dentários, em Natal-RN
1 Comentário