6 dicas para você perder o medo de cirurgias odontológicas
Aquele barulhinho irritante do motor, a posição muito inclinada da cadeira e o receio de ter sangramento são algumas das razões que as pessoas têm para justificar o medo de cirurgia. Essa fobia pode evoluir para crise de ansiedade e fazer com que o paciente, até mesmo, desista do tratamento.
Por isso é importante perder o medo da cirurgia. Felizmente, isso pode ser feito de várias maneiras. Por exemplo, vale a pena que o paciente se pergunte de onde vem esse medo — estaria ele baseado em experiências anteriores?
Para tentar ajudar a vencer esse medo, separamos este conteúdo especialmente para você. Leia este texto e conheça 6 dicas para não ter mais receio de fazer uma cirurgia no dentista.
1. Entenda os motivos do medo de cirurgia
Lidar com problemas de forma racional pode ser uma boa alternativa para parar de ter medo de cirurgia. Por isso, você tem que compreender a origem desse medo. Por acaso, tem a ver com experiências do passado, que foram muito desagradáveis? Ou tem relação com o atendimento de um profissional que não foi muito empático? Nessas situações, a melhor maneira de contornar o medo é encará-lo com inteligência emocional.
Por exemplo, no caso de medo decorrente de procedimentos dolorosos, é o momento de você observar que nem todo dentista adota métodos invasivos.
Por exemplo, um implantodontista pode usar a técnica de cirurgia guiada com implantes dentários sem cortes com bisturi ou incisões na gengiva.
Essa técnica consiste na instalação dos implantes ocorre por meio de perfurações milimétricas, que são programadas atenciosamente por meio de uma cirúrgica virtual em três dimensões.
Por conta disso, essa técnica não exige a realização de incisões ou cortes na gengiva. Também dispensa longas horas de cirurgia e o pós operatório é muito mais confortável se fosse adotada a técnica convencional.
Então, é importante conversar com seu atual dentista a respeito da dor e sobre a possibilidade de adotar técnicas menos invasivas e uso de anestésicos cada vez mais fortes e próprios para áreas inflamadas.
Vale a pena, também, pedir para que ele avise, o passo a passo, durante o procedimento. Assim, você terá mais controle sobre o tempo, observando a evolução do procedimento, o que pode deixar você mais tranquilo.
Na situação onde você foi mal atendido e isso desencadeou medo de cirurgia, é importante, então, buscar por indicações de parentes e amigos para encontrar o dentista que apresenta um bom desempenho no atendimento. Geralmente, esse profissional vai entender os seus receios e buscar, com a sua ajuda, alternativas para que os procedimentos da cirurgia sejam indolores.
2. Não deixe de fazer perguntas
Quanto mais você tiver segurança sobre os procedimentos da cirurgia, menos você vai ter preocupação com eles. Nesse sentido, uma das maneiras de você obter essa segurança é fazer perguntas para o dentista. Isso ajuda a evitar o sofrimento por antecedência, sendo que, no final das contas, pode ser um procedimento indolor. Portanto, esclarecer dúvidas é fundamental para que o paciente elimine a ansiedade para realizar cirurgia. Não saia do consultório sem se certificar de tudo!
3. Conheça as atuais tecnologias da odontologia
Geralmente, as pessoas com medo de cirurgia estão com a imagem na cabeça do que era realizado há muitos anos. Por exemplo, existe certo imaginário de que toda cirurgia é feita com muitas ferramentas grotescas, que acabam dilacerando a gengiva, e o paciente sempre sai com muita dor da consulta. Na verdade, hoje em dia, isso é impraticável, porque a tecnologia avançou bastante nos últimos tempos. Atualmente, as clínicas possuem equipamentos que oferecem conforto aos pacientes.
Sem contar que, para os procedimentos mais invasivos, são utilizadas as anestesias locais, fazendo com que eles fiquem mais tranquilos. Por isso, é importante conhecer as tecnologias do setor da odontologia. Então, converse com o seu dentista a respeito de quais tecnologias serão adotadas e repare que elas são altamente desenvolvidas para oferecer o melhor para o paciente.
4. Frequente mais o consultório odontológico
Muitas pessoas acabam evitando fazer consultas de rotina por terem medo de cirurgia. Mas isso deve ser levado mais a sério porque a ausência de consultas frequentes ao dentista pode possibilitar, futuramente, a realização de cirurgias para resolver problemas que foram ignorados pelo paciente.
Nesse sentido, é fundamental manter uma visita regular ao dentista para obter informações de prevenção e ser submetido a procedimentos que mantêm a saúde bucal. Sendo assim, o paciente tende a não perder os dentes e, com isso, ficar isento de procedimentos cirúrgicos.
5. Busque alternativas para o relaxamento
Se você já tem um procedimento cirúrgico marcado e, até o momento, não consegue perder o medo da cirurgia, tente buscar alternativas de relaxamento. Por exemplo, aposte em técnicas, como ouvir música, ou busque realizar atividades como yoga que trazem mais tranquilidade.
Outra dica é tentar controlar a respiração quando estiver no dentista: respire lentamente para reduzir a frequência cardíaca — isso vai aliviar o estresse. Caso você ainda não tenha agendado a cirurgia, tente fazer isso o mais rápido possível. Dessa maneira, você não vai ficar muitos dias pensando sobre a falsa ideia de sofrimento de ser submetido a uma cirurgia. Isso ajuda também a não desistir do procedimento que é tão necessário para a reabilitação da sua saúde bucal.
6. Escolha um dentista que lhe traga tranquilidade
Muitas vezes, o paciente não tem medo especificamente da cirurgia, mas de como isso será realizado pelo profissional. Nesse sentido, se o dentista lhe parecer um pouco grosseiro e pouco empático, é sinal de que você não deve insistir realizando um tratamento com ele.
O importante é buscar um profissional que passe confiança e deixe você tranquilo para qualquer procedimento. Por isso, peça indicações de familiares e amigos para tentar agendar uma consulta com um dentista que pode deixá-lo mais à vontade, tranquilo e confiante.
Essas foram algumas informações sobre como perder o medo de cirurgia. É importante que o paciente aprenda a ressignificar o procedimento cirúrgico. Ao invés de pensar que é algo ruim, que tal levar para o lado da possibilidade de transformação positiva da sua saúde bucal? Assim, a cirurgia é mais uma etapa necessária para ter aquele sorriso bonito.
Quer conhecer mais sobre os procedimentos de implante dentário? Leia, agora, este texto e conheça como e onde fazer um implante dentário em Natal.
Quer agendar uma avaliação com o Dr. João Marcelo Arcoverde? Clique aqui!
Mestrado em Implantodontia pela Faculdade e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic Campinas-SP.
Pós-graduado em Reconstrução Tecidual Óssea e Periimplantar pelo Grupo ImplantePerio – SP.
Experiência com 2.127 implantes guiados sem cortes instalados com diferentes sistemas de implantes.
Criador do Kit de Cirurgia Guiada da Singular Implants.
Diretor do Instituto de Implantes Dentários, em Natal-RN