limpeza dentária

Limpeza dentária: por que é necessário fazer periodicamente?

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 11% dos brasileiros não têm nem um dente sequer na boca. O número, que representa mais de 20 milhões de pessoas, está muito associado à higiene bucal e à falta de limpeza dentária.

Feito por especialistas, a limpeza é um processo que visa garantir dentes limpos e as condições orais ideais para a saúde. Pode ser feito com diferentes técnicas e que incluem a raspagem, o jateamento, a escovação profissional e a aplicação de flúor. A periodicidade costuma ser de 6 meses, mas isso varia para cada paciente.

Os motivos para fazer o procedimento são diversos e precisam ser conhecidos por quem deseja cuidar melhor da aparência e da saúde. Confira mais detalhes, neste post.

A importância do acompanhamento e da limpeza dentária

O processo de limpeza dos dentes deve estar associado à realização de consultas periódicas de avaliação. Visitar o dentista com regularidade, por exemplo, causa muitos benefícios e faz com que os pacientes tenham maior saúde e qualidade de vida. Então, é necessário conhecer quais são os aspectos essenciais de ter esse cuidado.

Remoção da placa bacteriana

A placa bacteriana é formada por bactérias fortemente aderidas à superfície dos dentes. A placa bacteriana pode gerar uma reação inflamatória e causar gengivite, que quando não tratada pode se agravar e se tornar uma periodontite. Como a placa se acumula sobre a superfície dos dentes com o tempo, a limpeza dentária é a melhor forma de realizar a sua remoção.

Redução do aparecimento de cáries

A placa bacteriana é uma das principais causas das cáries, as quais podem levar à necessidade de restaurações e até mesmo resultar na necessidade de extração dos dentes. Retirar essa camada acumulada e higienizar todas as estruturas periodicamente são processos essenciais para diminuir a frequência de aparição desse tipo de problema.

Higiene bucal

Uma boca limpa é sinônimo de saúde e, também, de higiene. Embora escovar os dentes e usar fio dental sejam tarefas fundamentais, a limpeza dentária em consutório odontológico é um processo complementar importante. Ao unir todos os passos, o paciente obtém um nível maior de higiene.

Regressão de doenças dentárias

Além de evitar o aparecimento de novas doenças, a etapa de higienização pode fazer com que problemas existentes entrem em regressão. É o caso de reduzir os impactos da gengivite, da formação de tártaro e até de diminuir a perda óssea dentária.

Dentes livres de manchas

O processo de limpeza tem a ver, ainda, com a questão estética. Com o uso das técnicas e dos equipamentos corretos, ela ajuda a retirar as principais manchas dos dentes e a manter um sorriso mais iluminado e bonito.

Prevenção de dores

O acúmulo de bactérias faz com que o corpo reaja com uma inflamação, a qual pode causar sensibilidade e dor. Outros quadros, como a cárie e a perda óssea, também geram incômodos em diversos graus. A limpeza frequente, por outro lado, ajuda a prevenir que esses quadros continuem a acontecer.

Combate ao mau hálito

A halitose ou, simplesmente, mau hálito é uma condição que pode ser causada pelas infecções, por outras doenças ou mesmo pelo acúmulo de bactérias e sujeiras. Associar uma boa escovação às consultas periódicas evita odores bucais desagradáveis.

A correlação entre problemas bucais e doenças sistêmicas

As doenças sistêmicas são conhecidas por afetarem mais de um órgão ou área de uma vez. Muitas delas, inclusive, são crônicas. Embora não tenham cura, há casos que podem ser evitados ao diminuir os fatores de riscos. Entre eles, estão os problemas bucais.

Além disso, os quadros relacionados à saúde oral também podem agravar ouyras doenças de ordem sistêmica. Entre as principais relações, estão:

  • diabetes: segundo pesquisadoras do Colégio de Medicina Dental, a diabetes tipo 2 está associada a quadros de periodontite. Ao mesmo tempo, o problema bucal pode afetar o controle da doença, o que indica a necessidade de cuidados extras;
  • hipertensão: de acordo com uma pesquisa da American Heart Association, existe uma ligação entre saúde oral inadequada e pressão arterial elevada. Doenças periodontais são prevalentes nesses casos e prejudicam o controle da pressão sanguínea;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC): um estudo da Universidade de Louisville encontrou uma ligação entre infecções dentárias e a ocorrência de derrame ou AVC. Certos tipos de bactérias orais impactam o cérebro e podem levar a essa situação aguda;
  • trombose: estudiosos da Universidade de Tampere também descobriram que algumas bactérias bucais estão relacionadas a quadros de trombose, pois afetam a circulação. Isso acontece porque os microrganismos causam infecções nas válvulas cardíacas, o que interrompe o fluxo sanguíneo;
  • endocardite bacteriana: uma pesquisa da Universidade Nacional de Taiwan encontrou uma correlação entre a realização de tratamentos dentários invasivos e a ocorrência de endocardite bacteriana. Por isso, tão importante quanto cuidar dos dentes é escolher a técnica certa.

Cuidar bem dos dentes é um meio eficaz de proteger todo o corpo e evitar condições graves e que geram consequências por toda a vida.

Os casos de famosos que tiveram problemas

Nem mesmo os famosos estão livres de encarar problemas dentários. Alguns deles, inclusive, são graves e causados pela falta de limpeza correta.

Um quadro famoso aconteceu com Renata Banhara, em 2017. A personalidade da mídia teve uma bactéria nos dentes e, sem a atenção e cuidados adequados, o quadro evoluiu para uma infecção cerebral.

Ela precisou passar 12 dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e chegou a correr risco de morte. Após se recuperar, a famosa comentou que o causador foi um “polo de inflamação no dente”, que chegou ao osso e terminou se espalhando.

A cantora sertaneja Simaria, que faz dupla com a irmã Simone, também revelou que perdeu alguns dentes. No caso dela, as facetas de porcelana ficaram esteticamente desfavoráveis e foram posicionadas incorretamente, o que dificultava a higienização e levou a sertaneja a removê-las da boca. Exemplos como esses, servem para enxergarmos a importância de mantermos a boca limpa e saudável, bem como irmos regularmente ao dentista independente se sermos anônimos ou famosos.

Buscar uma boa limpeza dentária é essencial para manter a saúde, a higiene e a estética. Então, não deixe de se cuidar e escolha um bom especialista para aproveitar todos os resultados positivos dessa ação.

Se quiser outras dicas sobre o cuidado com a saúde oral, curta nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Instagram e assine nosso canal no YouTube!

Assine e receba dicas sobre saúde bucal

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

4 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.