10 grandes mentiras sobre implantes dentários
Se você perdeu um ou todos os dentes e tem vontade de recuperar o sorriso, o implante dentário é uma técnica capaz de ajudar nesse sentido. No entanto, é comum que os pacientes tenham dúvidas sobre o assunto, que são causadas pelos mitos sobre o tratamento. Conhecer e desconstruir as mentiras sobre implantes dentários, portanto, é essencial.
Ao saber a verdade sobre as técnicas e soluções utilizadas, você terá segurança para fazer a escolha certa. Além disso, estará um passo mais perto do cuidado completo com a saúde bucal.
A seguir, conheça quais são os 10 maiores mitos sobre implantes dentários e saiba qual é a realidade!
1. “Implante dentário dói”
Se você morre de medo de sentir dor ao sentar na cadeira do dentista, saiba que hoje é possível lidar com isso da melhor maneira. Já existem anestésicos locais de longa duração e que são aplicados, até mesmo, em regiões inflamadas.
O importante é que o diagnóstico seja preciso e que ocorra a adoção de protocolos para controle de dor, inflamação e infecção. Tudo isso se soma à segurança dos procedimentos, o que vai garantir um pós-operatório mais tranquilo.
2. “É impossível fazer um implante dentário sem cortes e pontos”
Por um lado, é verdade que boa parte dos dentistas ainda usam a técnica convencional, que envolve cortes extensos na gengiva e muitos pontos. Contudo, hoje temos a cirurgia guiada sem cortes.
Nesse caso, os implantes são posicionados sem que o uso do bisturi convencional para fazer incisões. Em vez disso, realizam-se perfurações milimétricas na gengiva, com rapidez, precisão e segurança. É uma técnica minimamente invasiva e que facilita o pós-operatório.
3. “Tenho certeza que precisarei de enxerto”
Antigamente, muitos implantes exigiam a realização de enxertos ósseos. No entanto, as técnicas e tecnologias evoluíram e essa já não é uma exigência tão intensa. Com o planejamento virtual e a cirurgia guiada sem cortes, há mais precisão e menor necessidade de enxertos.
Além disso, os implantes passaram por evoluções nos materiais. Hoje, podemos usar geometrias estreitas e materiais resistentes, os quais permitem fugir os enxertos.
4. “Preciso de um implante para cada dente”
Uma das grandes mentiras sobre implantes dentários trata da quantidade a realizar. No passado, não havia muitas opções de diâmetro/largura e utilizavam-se vários deles nos tratamentos.
Hoje, é possível substituir 12 dentes perdidos com somente 4 implantes na arcada inferior — e sem enxertos ósseos ou cortes. Com a técnica All-on-four guiada, tudo acontece de forma precisa e segura.
5. “Hipertensos e diabéticos não podem fazer implantes”
No geral, é verdade que diabéticos descontrolados têm problemas com a cicatrização, enquanto a anestesia pode causar efeitos nos hipertensos. Anteriormente, era necessário suspender o uso de ácido acetilsalicílico (AAS) antes da cirurgia, devido aos riscos envolvidos.
Entretanto, a técnica de cirurgia guiada sem cortes é menos invasiva e reduz o risco de sangramentos e hemorragias. Como, muitas vezes, nem sequer é preciso dar pontos, o procedimento e a cicatrização são facilitados. Então, hipertensos e diabéticos controlados podem realizá-la, na maioria dos casos.
6. “Fiz meu implante, tive rejeição e acontecerá de novo”
Uma das grandes descobertas da implantodontia foi o processo de osseointegração, que garante a fixação do implante junto ao osso. Para que isso aconteça, utilizam-se as ligas de titânio nos produtos de hoje.
Como esse é um material biocompatível, o corpo aceita melhor e as chances de rejeição caem bastante. Então, mesmo que uma rejeição tenha acontecido, a tecnologia de hoje reduz esses riscos.
7. “A cirurgia demora horas”
A duração do procedimento cirúrgico traz mais uma das mentiras sobre implantes dentários. Na técnica tradicional, um só implante demora cerca de 1 hora. Para repor todos os dentes, a duração é de 4 a 6 horas.
Só que, com a técnica guiada, tudo isso é facilmente resolvido. Cada implante leva de 10 a 15 minutos e toda a arcada exige cerca de 45 minutos. Isso traz praticidade e máxima eficiência!
8. “Implante é caro”
Primeiramente, o preço de implante dentário varia com algumas condições, como complexidade do caso, materiais e recursos utilizados e até região do Brasil. De acordo com o artigo publicado pela a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO), o preço dos implantes dentários mudou bastante ao longo dos últimos anos.
Hoje os implantes dentários estão mais acessíveis a maioria dos brasileiros que priorizam a saúde bucal e colocam na ponta do lápis o custo-benefício do tratamento pensando no longo prazo.
Portanto, o preço do implante deve ser avaliado de forma relativa. Afinal, ele tem uma grande durabilidade e gera impactos positivos no dia a dia.
9. “A cicatrização demora muito”
Com métodos tradicionais, a osseointegração demora de 4 a 6 meses. Contudo, hoje temos novidades, como os tratamentos de superfície. Com a nanotecnologia, por exemplo, é possível acelerar o processo e diminuir o tempo de cicatrização.
Especificamente, os implantes Straumann concluem a osseointegração em apenas 21 dias. Além disso, há a técnica de carga imediata, que permite que os implantes e os dentes sejam instalados em até 3 dias. Portanto, dá para ter seu sorriso em menos tempo que você imagina!
10. “Dentistas são todos iguais”
Essa é uma das maiores mentiras sobre implantes dentários, já que a escolha do profissional faz diferença. É preciso selecionar um dentista especialista em implantodontia e que tenha habilitação extra na técnica sem cortes. Além disso, a experiência profissional é indispensável para garantir a sua segurança.
O Dr. João Marcelo Arcoverde é um dentista em Natal-RN com mais de 11 anos de experiência na área de implantes e já realizou mais de 2127 implantes pela técnica sem cortes.
Essas mentiras sobre implantes dentários atrapalham pacientes a procurarem ajuda. Então, agora que já sabe a verdade, basta encontrar uma clínica referência capaz de atender às suas expectativas e necessidades.
Se estiver à procura de dentista em Natal-RN, o Dr. João Marcelo Arcoverde está pronto para cuidar do seu sorriso! Agende a sua consulta e faça uma avaliação inicial com segurança.
Mestrado em Implantodontia pela Faculdade e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic Campinas-SP.
Pós-graduado em Reconstrução Tecidual Óssea e Periimplantar pelo Grupo ImplantePerio – SP.
Experiência com 2.127 implantes guiados sem cortes instalados com diferentes sistemas de implantes.
Criador do Kit de Cirurgia Guiada da Singular Implants.
Diretor do Instituto de Implantes Dentários, em Natal-RN