O implante pode ser substituído pela prótese dentária em porcelana tipo pôntico?
Quando falamos em perda dental, o implante dentário é uma solução muito eficiente e que pode durar cerca de 20 anos. Contudo, essa não é a única solução. Se você morre de medo da cirurgia ou se não puder realizá-la por algum motivo, há a chance de recorrer a uma prótese dentária em porcelana tipo pôntico.
Essa é uma alternativa “clássica” que foi reinventada e que se tornou novamente relevante com a ajuda da tecnologia. Para certos pacientes, é mais uma modalidade de tratamento que pode dar origem a um sorriso bem bonito.
Que tal explorar o que essa possibilidade tem a oferecer? Descubra tudo sobre a opção!
Afinal, como é a prótese dentária em porcelana tipo pôntico?
Para começar, vamos entender como é o “funcionamento” dessa solução. Basicamente, uma prótese desse tipo é formada por um ou vários dentes que são unidos a uma espécie de “capa” de porcelana, em suas extremidades.
Essas capas são ocas e encaixadas nos dentes naturais, que ficam entre os que faltam na região. Portanto, é preciso ter disponibilidade dentária na área, para que ocorra o encaixe perfeito e o posicionamento.
Normalmente, a prótese dentária de porcelana tipo pôntico substitui de 1 a 3 dentes perdidos, sem exigir cirurgia e garantindo fixação.
Quais são os tipos existentes?
Apesar de o funcionamento ser idêntico, há diferentes tipos de prótese dentária em porcelana tipo pôntico. A variedade é focada, principalmente, nos materiais usados. A seguir, veja quais são os principais!
Com metal
A prótese metalocerâmica conta com uma estrutura feita de metal biocompatível. É uma alternativa barata e com boa durabilidade. No entanto, pode causar alguns impactos na gengiva e escurecê-las, além de comprometer a estética no caso de retração gengival.
Porcelana pura
A versão mais nobre é a prótese em porcelana pura. A cerâmica é o único material usado, o que confere um resultado muito realista e de alto padrão estético. O aspecto é duradouro e de qualidade, mas os custos são um pouco maiores.
Com zircônia
Já a prótese com zircônia usa esse metal branco biocompatível na estrutura. Isso melhora a estética, sem comprometer a qualidade ou a durabilidade. Também é uma opção com valor intermediário, o que aumenta o custo-benefício.
Quais são as vantagens? E as desvantagens?
Como em qualquer tratamento odontológico, a prótese tipo pôntico tem benefícios e desvantagens que exigem consideração. Você deverá conversar com o seu dentista para chegar à conclusão sobre o que é melhor para o seu quadro.
Entre os pontos positivos, é possível apontar questões como:
- rapidez do processo;
- alta durabilidade;
- facilidade de tratamento mesmo em casos especiais;
- bons resultados estéticos;
- sem necessidade de recuperação e mais.
Entre as desvantagens, vale destacar a dificuldade de limpeza, que terá que ser feita com acessórios especiais. Além disso, costuma ser necessário desgastar os dentes naturais, para que haja o encaixe adequado da prótese.
Com base nessas informações, agora você sabe que a prótese dentária tipo pôntico pode substituir o implante dentário em casos específicos. Porém, é sempre importante contar com a opinião de um especialista, que poderá decidir com você o melhor curso de tratamento.
Se você quiser ter seu sorriso de volta, vale a pena buscar um profissional capacitado. Agende sua consulta com o Dr. João Marcelo Arcoverde e faça uma avaliação inicial!
Mestrado em Implantodontia pela Faculdade e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic Campinas-SP.
Pós-graduado em Reconstrução Tecidual Óssea e Periimplantar pelo Grupo ImplantePerio – SP.
Experiência com 2.127 implantes guiados sem cortes instalados com diferentes sistemas de implantes.
Criador do Kit de Cirurgia Guiada da Singular Implants.
Diretor do Instituto de Implantes Dentários, em Natal-RN