implante dentário guiado

Implante dentário guiado: como é feito e quais os benefícios da técnica?

Visando melhorar cada vez mais a experiência do paciente e fornecer o melhor resultado possível, a área da saúde tem investido em tecnologias e técnicas para diminuir procedimentos invasivos e que tenham um processo de recuperação lenta.

Neste texto, você conhecerá uma dessas técnicas: o implante dentário guiado, popularmente conhecido como implantes sem cortes. Mostraremos o que é e como é feito esse procedimento, além de listar as diferenças entre a cirurgia tradicional e os seus benefícios tanto para o profissional dentista quanto para o próprio paciente. Ficou interessado? Boa leitura!

O que é o implante dentário guiado?

Os implantes dentários são parafusos feitos de titânio instalados no osso e que servem de apoio para a prótese dentária. Eles são utilizados para tratamento de pessoas que perderam um dente, vários ou todos os dentes da boca. Esses parafusos são biocompatíveis e não sofrem rejeição pelo organismo.

O implante dentário guiado, também conhecido como implantes sem cortes, é a nova e mais segura técnica de se realizar implantes. Nela, não são necessários os cortes extensos na gengiva durante a cirurgia o que resulta em um pós-operatório bem mais tranquilo para o paciente.

Os guias cirúrgicos utilizados nessa técnica são personalizados para cada caso, sendo feitos para se encaixarem no local exato em que o novo dente ficará. Isso garante um posicionamento tridimensional ideal do implante e diminui de sobremaneira o risco de hemorragias, infecções o e inchaço pós-operatórios. Essa técnica vem cada vez mais ganhando espaço nas clínicas odontológicas de excelência.

O procedimento permite ao paciente voltar sorrir e mastigar com tranquilidade, além de devolver a autoestima e segurança por meio de um sorriso bonito e sem falhas.

Como esse procedimento é feito?

O primeiro passo é fazer uma tomografia 3D da arcada dentária do paciente, para conseguir visualizar a disponibilidade óssea e o local exato onde o implante será instalado. Após isso, é impresso guia cirúrgico, espécie de moldeira, especialmente criada e personalizada para cada paciente.

A tomografia pode ser feita tanto dentro da própria clínica (caso ela tenha suporte para esse tipo de exame) quanto em centros de radiologia parceiros. Em geral, esse procedimento é bastante rápido e o paciente tem o resultado em mãos no mesmo dia.

A moldeira será usada no momento da cirurgia, servindo como um gps para a localização e instalação do implante, evitando o risco de erros de posicionamento e cortes extensos desnecessários.

Quando corretamente indicada, a técnica minimamente invasiva para instalação de implantes possibilita um resultado surpreendente! Com o tempo de cirurgia reduzido de várias horas para apenas alguns minutos e ínfimo sangramento, a técnica possibilita o retorno imediato dos pacientes as suas atividades normais, além de diminuir de sobremaneira o inchaço pós-operatório quando comparado técnica convencional aberta.

Quais as diferenças entre o implante dentário guiado e o convencional?

O implante dentário convencional é mais agressivo do que o modelo guiado, pois são feitas longas incisões na gengiva para permitir a instalação dos implantes. O pós-operatório também costuma ser mais demorado e doloroso, já que a cirurgia se torna bem mais invasiva.

Quais os principais benefícios dessa técnica?

Um dos principais benefícios dos implantes guiados, principalmente no ponto de vista do paciente, é o pós-operatório mais rápido e a segurança do procedimento. Por ser uma técnica minimamente invasiva, a recuperação é bastante rápida e permite a maioria dos pacientes retornar quase que imediatamente as suas atividades profissionais.

O cuidado pós-operatório é igual ao utilizado em uma cirurgia convencional, entretanto, o seu tempo de duração é bastante reduzido.

Outro benefício é justamente a diminuição ou eliminação completa da necessidade de cortes extensos durante a cirurgia, permitindo assim que o procedimento seja mais rápido e com menos dor ao paciente, além de promover uma experiência única na cadeira do dentista.

A possibilidade de erros e contratempos durante o procedimento também é reduzida drasticamente, já que são feitas análises prévias da arcada do paciente para que se consiga encontrar o melhor local e maneira de realizar o implante.

O tempo em que é realizado todo processo de implante é muito mais rápido, permitindo que o implante seja instalado em minutos, aproximadamente 15 minutos por implantes.

Pacientes resistentes as técnicas convencionais ou que possuam algum tipo de fobia relacionada a cirurgias ou procedimentos da área de odontologia costumam reagir mais positivamente ao implante guiado, justamente por ser menos invasivo e mais rápido de ser feito e recuperado.

Vantagens da técnica:

  • Extremamente previsível, segura e minimamente invasiva;
  • Cirurgia sem cortes extensos na gengiva e sem pontos;
  • Rápida: Aproximadamente 15 minutos para cada implante;
  • Menor desconforto pós operatório e breve recuperação;
  • Menor inchaço pós operatório;
  • Tecnologia de última geração e máxima precisão;
  • Menor necessidade de enxertos ósseos;
  • Indicada também para pacientes idosos, diabéticos, hipertensos e cardiopatas controlados.

E então? Está pensando em fazer implante dentário guiado sem cortes? Essa técnica trará resultados bem mais satisfatórios para os usuários e cirurgiões.

Quer conferir mais conteúdos interessantes como este em primeira mão? Então curta a nossa página do Facebook agora mesmo e fique por dentro!

Assine e receba dicas sobre saúde bucal

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

8 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.