Implantes totais all-on-four: 12 dentes com apenas 4 implantes, é possível?

A perda dos dentes pode gerar graves problemas de confiança, autoestima e impedir interações simples, como uma boa conversa ou um sorriso espontâneo. Ao pensar na possibilidade de repor todos os dentes perdidos, há o implante dentário total. No entanto, as principais preocupações dizem respeito ao preço do tratamento, número total de implantes que serão necessários e qual técnica é a mais segura. Assim, tudo interfere no processo de ter os dentes fixos novamente.

Para quem perdeu todos os dentes, a dentadura, popularmente conhecida como “perereca”, é o pesadelo de muitos pacientes. São inúmeras as reclamações sobre as opções móveis/removíveis de tratamento para os desdentados totais.

Entre os principais, estão a dificuldade de mastigação, machucados na gengiva, instabilidade da prótese, uso constante de colas adesivas e alteração do paladar.  Ainda há a dificuldade de falar e o medo de que a prótese se solte ao comer alimentos mais duros. O receio surge, até mesmo, ao assoprar uma simples vela de aniversário. 

Com o avanço dos tratamentos na implantodontia, está cada vez mais simples aposentar a dentadura móvel dos dentes inferiores e substituir por uma prótese definitiva fixa, do tipo protocolo sobre implantes. 

Mas será que é viável fazer esse tratamento com apenas 4 implantes? E a cirurgia, há como fazê-la sem cortes e em apenas alguns minutos? A seguir, vamos explicar mais sobre o assunto e mostrar como a técnica de cirurgia guiada está cada vez mais acessível. Assim, dá para saber como o sonho de voltar a sorrir com segurança se tornou realidade para muitos pacientes. Confira!

O que é a dentadura fixa inferior conhecida como prótese do tipo protocolo?

Diferentemente da alternativa móvel, a prótese protocolo sobre 4 implantes é uma solução definitiva, fixa, duradoura e segura.

Inclusive, ela serve para repor todos os dentes perdidos da mandíbula e também da maxila. O implante dentário total é feito para suportar a força da mastigação e é um tratamento seguro e previsível para repor os dentes inferiores e superiores.

Só quem usa uma dentadura inferior móvel sabe o quanto é difícil mantê-la na boca, sem que ela se mexa o tempo todo ao comer ou falar. Não há adesivo de prótese que segure!

Com o passar dos anos, a instabilidade dessas próteses aumenta e pode gerar feridas na gengiva. É muito comum ouvir relatos de pacientes que deixam de usar a prótese inferior diariamente. 

tipos prótese dentária Natal
Prótese Removível: além da limitação estética devido presença de grampos metálicos, não é uma opção fixa.

Por outro lado, a opção fixa sobre implantes dentários, conhecida como prótese tipo protocolo inferior, é excelente para quem perdeu todos os dentes inferiores e deseja ter uma qualidade de vida melhor. Com materiais mais resistentes e técnicas menos traumáticas, os implantes dentários deixaram de ser um pesadelo e passaram a ser o sonho realizado de muitos. 

Como funciona essa técnica All-on-four guiada com 4 implantes guiados instalados sem cortes na gengiva?

Parece mentira, mas a técnica conhecida como cirurgia virtual guiada, chamada popularmente de implantes sem cortes, revolucionou a forma de se fazer implantes dentários no mundo.

Principalmente, em casos de desdentados totais inferiores, devido à alta morbidade da técnica tradicional e ao risco de complicações. Entre as complicações mais comuns, estão hemorragias e lesões aos nervos localizados na mandíbula.

Desse modo, muitos pacientes ficam com medo de aderir à dentadura fixa inferior através dos implantes dentários porque escutam histórias ruins de outros pacientes.

Relatos  de que a cirurgia doeu, demorou inúmeras horas, foram muitos pontos, inchou e de de grande sangramentos no pós operatório podem assustar.

Em casos mais complicados, alguns relatam que até tiveram seus dentes devolvidos com implantes, mas apresentaram complicações. Dizem que, desde então não sentem mais a língua, os lábios e a bochecha por conta de parestesia do nervo.

Na contramão da técnica tradicional para instalação de implantes, a técnica de cirurgia virtual guiada com implantes dentários se torna cada vez mais segura, rápida e previsível. Ela não necessita que retalhos sejam abertos na gengiva. Nessa técnica, não se utiliza o bisturi para realizar longas incisões/cortes na gengiva a fim de promover a visualização do osso que receberá o implante dentário total.

implantes dentários all on four Natal
Implantes sem cortes: com apenas 4 implantes pela técnica all-on-four guiada é possível ter até 12 dentes fixos de volta de maneira rápida, sem enxertos ósseos e sem cortes/incisões com bisturi na gengiva.

As etapas do procedimento para o implante dentário total

Primeiramente, há a criação de uma guia cirúrgica em impressora 3D de máxima precisão. Depois, o cirurgião-dentista consegue inserir os implantes através de perfurações milimétricas na gengiva.

Elas são planejadas em softwares avançados de planejamento cirúrgico. Com isso, permitem que os 4 implantes (técnica all-on-four guiada) sejam instalados em uma média de 40 minutos sob anestesia local. No entanto, o profissional tem que estar devidamente habilitado para executar essa técnica.

Tudo é feito no próprio consultório, com máxima segurança, conforto e o mínimo de sangramento. Isso sem falar no inchaço, que é praticamente imperceptível e que, na maior parte dos casos, permite que os pacientes retornem quase que imediatamente às suas atividades profissionais.

A técnica também é bastante indicada para pacientes hipertensos e diabéticos controlados, pois a quantidade de anestésico utilizada é menor e ela é menos invasiva. Assim, a evolução da cicatrização é mais rápida.

Quais são as principais vantagens de ter o implante dentário total na parte inferior?

De modo geral, a prótese total inferior móvel / removível, é uma das próteses de maior dificuldade de adaptação por parte dos usuários.

Um dos maiores benefícios de se optar pela dentadura fixa inferior com implantes dentários é o fato de ela ser firme, o que evita movimentação e instabilidade ao falar, bocejar ou sorrir, por exemplo.

Além disso, o uso da alternativa fixa melhora a fala, pois muitos pacientes que usam dentadura móvel sentem dificuldade em conversar ou até em sentir o gosto de certos alimentos.

Outro ponto positivo é que o implante dentário total oferece mais conforto, já que a opção móvel pode causar feridas na gengiva à medida que os anos passam e a instabilidade da prótese aumenta.

Inclusive, a cirurgia para colocação de implantes pela técnica de cirurgia guiada all-on-four também é vantajosa. Sempre que possível, o ideal é considerá-la como uma excelente opção de tratamento para desdentados totais inferiores e superiores.

Se você sonha em ter os dentes fixos novamente com segurança, o ideal é consultar um dentista com experiência nesse tipo de técnica para saber qual a melhor opção para você. 

dentista implante dentário Natal

Em Natal-RN, o cirurgião dentista Dr. João Marcelo Arcoverde é um dos nomes mais respeitados do país  nesse tipo de cirurgia. Inclusive, foi o responsável pela criação de um kit cirúrgico dessa técnica, com registro na ANVISA. A apresentação do kit à comunidade científica ocorreu no Congresso Internacional da Academia Brasileira de Osseointegração (ABROSS).

Então, graças à sua dedicação a esse projeto, hoje é possível que dentistas do país inteiro operem por essa técnica de uma forma mais rápida, segura e previsível.

Acompanhe o Dr. João Marcelo Arcoverde no Facebook e no Instagram para ter informações completas ou, se preferir, entre em contato e agende uma consulta.

Assine e receba dicas sobre saúde bucal

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.