Cuidado! Conheça os problemas na dentadura fixa que merecem atenção
Já pensou poder voltar a sorrir e mastigar sem medo? Pois saiba que isso é possível com a prótese protocolo sobre implantes. Essa alternativa oferece toda a fixação e a segurança de que você precisa para ter muito mais qualidade de vida. Porém, é essencial ter cuidado com os problemas na dentadura fixa que aparecem no caminho.
Normalmente, eles são causados por erros no planejamento, na execução dos implantes ou na escolha da prótese fixa. De qualquer forma, é indispensável entender as causas para essas situações e, principalmente, como elas podem ser corrigidas.
Pensando nisso, preparamos um artigo com os principais quadros que merecem a sua atenção. Confira!
Quais são os principais problemas na dentadura fixa?
Dependendo do tipo de tratamento e do quadro inicial, os problemas variam em complexidade e em efeitos. Há desde impactos meramente formais a resultados associados à funcionalidade da dentadura fixa.
Podemos começar citando a estética que peca em harmonia e gera insatisfação. É o que ocorre com o uso de materiais de baixa qualidade ou mesmo devido ao aparecimento da estrutura metálica. Diante da falta de naturalidade, é natural sentir que a dentadura fixa não atende às expectativas.
Do ponto de vista funcional, há ainda mais riscos. Os implantes dentários podem ser insuficientes e/ou estar mal posicionados. Além disso, há o risco de a prótese protocolo ficar mal encaixada, o que abre espaço para o acúmulo de alimentos e a dificuldade de limpeza.
Inclusive, os desafios podem estar combinados. Uma prótese protocolo em resina, por exemplo, tem uma espessura maior que outros modelos. Como resultado, há prejuízos à harmonia visual e dificuldades em relação à higienização.
Já a fixação inadequada de implantes pode ser causada pela falta e um trabalho prévio, como a realização de enxertos ósseos ou gengivais.
Como essas questões devem ser solucionadas?
A identificação de que há problemas na dentadura fixa depende, principalmente, da avaliação de sintomas e incômodos após o tratamento. Em geral, pacientes que passam por essas dificuldades têm dores para mastigar, por causa do impacto excessivo no osso de base. Também costumam ocorrer dores de cabeça e ocorrência ou agravamento do bruxismo.
Como essas situações geram grandes impactos na saúde e na qualidade de vida, o tratamento tem que ser rápido e efetivo. Nesse sentido, talvez seja preciso retirar os implantes já realizados, tanto para realizar enxertos quanto para reposicioná-los, dependendo da exigência.
Também pode ser necessário fazer novos implantes, no caso de um número insuficiente de realização. Em alguns casos, é preciso trocar a prótese fixa — seja para substituir seu material e melhorar a estética, seja para adaptá-la à nova configuração de implantes.
Como um especialista ajuda a evitar esses quadros?
A maior parte dos problemas da dentadura fixa pode ser evitada, principalmente, com a atuação de um profissional especialista e de qualidade. O dentista com amplos conhecimentos em implantodontia poderá utilizar as melhores soluções para garantir resultados satisfatórios.
Análise da situação
Tudo começa com uma análise completa da situação da boca e de todas as suas estruturas. Por meio da tomografia panorâmica e do escaneamento intra-oral, é possível conhecer a densidade óssea disponível, as estruturas nobres e os pontos ideais de fixação.
Planejamento do sorriso
Em seguida, um bom profissional deve utilizar a tecnologia. O Planejamento Digital do Sorriso (DSD) permite mostrar ao paciente como ficará o resultado, antes mesmo da realização de qualquer procedimento. Isso ajuda a alinhar expectativas e evita problemas futuros.
Definição das posições de implantes
Também é possível planejar o posicionamento específico dos implantes, com a criação de uma guia cirúrgica. Com isso, há menos riscos de ocorrerem problemas de encaixe, por exemplo.
Realização dos implantes
Além de tudo, deve haver o uso de técnicas de precisão. Com a cirurgia guiada sem cortes, os implantes são feitos com perfurações milimétricas, exatamente no local desejado e com pós-operatório muito mais tranquilo.
Se estiver à procura de um dentista em Natal-RN, o Dr. João Marcelo Arcoverde pode ajudar. Especialista em implantes dentários e com toda a estrutura tecnológica, fez mais de 1900 cirurgias de implantes bem-sucedidas e já até desenvolveu um kit cirúrgico aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Como a atuação profissional adequada é essencial para evitar dificuldades, vale a pena considerar a escolha.
Os problemas na dentadura fixa são causados, principalmente, pela realização do tratamento. Como a solução pode exigir, até mesmo, a retirada de implantes, é indispensável buscar um bom apoio profissional para evitar essas situações.
O Dr. João Marcelo Arcoverde, que é dentista em Natal-RN, está pronto para atendê-lo e planejar o tratamento certo para o seu sorriso. Agende uma consulta e veja como ele pode ajudar!
Mestrado em Implantodontia pela Faculdade e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic Campinas-SP.
Pós-graduado em Reconstrução Tecidual Óssea e Periimplantar pelo Grupo ImplantePerio – SP.
Experiência com 2.127 implantes guiados sem cortes instalados com diferentes sistemas de implantes.
Criador do Kit de Cirurgia Guiada da Singular Implants.
Diretor do Instituto de Implantes Dentários, em Natal-RN