Implante dentário em Natal, RN: como e onde fazer?
Fazer um implante dentário se trata de uma medida fundamental, uma vez que perder um dente costuma afetar a autoestima e, ainda, compromete a saúde bucal.
Contudo, é comum que as pessoas que precisam fazer um implante dentário tenham diversas dúvidas sobre o assunto e até mesmo receio de realizá-lo, especialmente porque elas não sabem que a odontologia sofreu diversos avanços nos últimos anos e, hoje em dia, se trata de um procedimento muito mais simples.
Se você deseja descobrir o que é um implante dentário, suas indicações, como ele é feito e o melhor lugar para realizá-lo em Natal, no Rio Grande do Norte, acompanhe este post. Vamos apresentar todos os detalhes e sanar as principais dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura e confira!
O que é e como funciona o implante dentário?
O implante dentário é um procedimento que tem o objetivo de devolver o sorriso de maneira fixa a pacientes que perderam um ou mais dentes. O parafuso do implante atua como uma espécie de raiz artificial, que é instalada dentro do osso da maxila ou mandíbula, abaixo da gengiva, e serve como suporte para prótese fixa definitiva.
Em geral, as estruturas são feitas de titânio — material biocompatível e que não sofre rejeição do organismo. Após ocorrer a cicatrização do parafuso no osso, sobre a sua base é fixada uma prótese/dente artificial que é feita em laboratório. Esse novo dente artificial pode ser confeccionado em diferentes materiais, como porcelana ou acrílico.
Assim, o implante dentário é a melhor opção para repor dentes perdidos. Além de melhorar a aparência, ele ainda devolve ao paciente a sua função mastigatória de forma fixa, afinal, com a arcada dentária completa, o alimento é triturado e absorvido pelo organismo da mesma maneira que ocorre com os dentes que são naturais.
É válido ressaltar, ainda, que o implante dentário é indicado tanto para situação de perda de um único dente, como também para os casos em que o paciente perdeu vários ou até mesmo todos os dentes de uma arcada.
Qual é a importância da tecnologia para os implantes dentários?
Hoje em dia existem inovadores profissionais da área que são qualificados, credenciados e utilizam tecnologias de ponta — o que possibilita que o procedimento de implante dentário seja muito menos invasivo.
As tecnologias atuais, como a cirurgia guiada, revolucionaram o pós-operatório dos pacientes que precisam realizar o procedimento de implante dentário. Se trata de uma técnica que, inicialmente, é realizada de maneira virtual e o resultado é enviado para uma impressora 3D que materializa e traz para o mundo real a cirurgia feita previamente no computador.
Após a impressão, o guia cirúrgico direciona o profissional, como se fosse um GPS, na colocação do implante. Dessa maneira, não é preciso realizar nenhum tipo de corte/incisão na gengiva para a colocação do parafuso — o que há é somente uma perfuração milimétrica que serve como ponto de entrada na gengiva por onde passará o implante até chegar no osso.
Ao utilizar essa técnica, o tempo da cirurgia é diminuído e o desconforto pós operatório é mínimo — uma vez que não há nenhum tipo de corte, como ocorre na cirurgia tradicional. O procedimento é realizado com mais precisão e segurança, em apenas alguns minutos.
A cirurgia guiada ainda é considerada um procedimento minimamente invasivo, já que é possível realizar a operação sem incisões, o que diminui de forma muito considerável o risco de sangramento e hemorragias durante e após a cirurgia.
Quando comparada à cirurgia tradicional para instalação de implantes dentários, a técnica é muito mais rápida. O procedimento leva, em geral, de 10 a 15 minutos para cada implante. Em pacientes desdentados totais, a cirurgia toda dura em média 30-45 minutos.
Contudo, é válido ressaltar que para que seja possível realizar essa técnica de maneira segura, como se trata de uma cirurgia planejada e que não permite grandes mudanças durante o procedimento, é preciso contar com um profissional qualificado e devidamente habilitado, que tenha o treinamento adequado e que saiba como é o funcionamento do sistema.
É uma cirurgia para maioria dos pacientes, mas que ainda é realizada por poucos profissionais, já que exige um investimento alto em treinamentos, kits cirúrgicos específicos, computadores que suportem os programas de planejamento cirúrgico virtual e impressão 3D dos guias cirúrgicos.
Quais são os cuidados que devem ser adotados durante o pré e pós-operatório?
O pré-operatório costuma ser simples e não exige grandes cuidados. Contudo, para que tudo ocorra da melhor maneira durante a cirurgia, o ideal é que o paciente cuide bem de sua saúde bucal, especialmente no que diz respeito à limpeza e higienização, uma vez que a profilaxia ajuda a evitar a proliferação de bactérias. Durante essa fase, o profissional costuma prescrever remédios que serão tomados para auxiliar no controle da dor, inchaço e prevenção de infecção.
Técnica tradicional de implantes
O pós-operatório depende do tipo de cirurgia realizada. Na técnica tradicional de implantes dentários com cortes, os pontos devem ser removidos depois de uma semana. Histórico de inchaço, dor, sangramentos e longo períodos de recuperação são os problemas mais comuns relatados pelos pacientes nesse tipo de procedimento.
A osseointegração, ou seja, o tempo de integração do osso ao implante pode variar, levando em média de 3 semanas a 6 meses, a depender de como ocorre a adaptação do corpo ao implante. Em geral, os fatores que influenciam no tempo de recuperação são a qualidade do osso do paciente e o tipo de implante utilizado no procedimento.
Técnica de cirurgia guiada de implante com implantes sem cortes
Na cirurgia guiada de implante dentário, o pós operatório é considerado muito mais tranquilo e bem mais confortável do que a cirurgia tradicional, já que se trata de uma cirurgia menos invasiva.
Nesse tipo de cirurgia, uma consulta para avaliação da cicatrização da gengiva por onde o implante é introduzido é recomendada e os pacientes costumam relatar ausência de dor, inchaço e sangramento. A maior parte dos casos dispensa a necessidade de pontos e suturas.
Dessa maneira, se trata de um procedimento que é, sem dúvidas, mais rápido, seguro e confortável para o paciente. Sempre que indicado, opte por procedimentos menos invasivos.
Qual é o melhor lugar para realizar um implante dentário em Natal-RN?
A clínica ID Implantes, na qual o Dr. João Marcelo Arcoverde atua, é, sem dúvidas, um local de qualidade que realiza implantes dentários em Natal-RN.
O Dr. João Marcelo Arcoverde é um profissional qualificado, que tem mestrado em Implantodontia pelo renomado Centro de Pesquisas Odontológicas e Faculdade São Leopoldo Mandic, SP — instituição que foi eleita por 5 anos consecutivos como a melhor faculdade de odontologia do país.
Se trata de um profissional com formação técnica e científica focada na área de implantes dentários, odontologia estética e reconstruções teciduais ósseas e gengivais — atuando com excelência, inclusive, em casos de alta complexidade.
Além de atuar como dentista, o Dr. João Marcelo também leciona como professor convidado em cursos de pós-graduação em Implantodontia, ensinando e aprendendo com os seus colegas de profissão.
Dr. João Marcelo Arcoverde é referência no país e no Estado do Rio Grande do Norte na técnica da cirurgia guiada de implantes dentários sem cortes — que, como vimos, permite que dentes perdidos sejam substituídos rapidamente por implantes dentários, sem que para isso sejam realizados cortes extensos na gengiva.
Após 11 anos de formado e 1926 implantes instalados por essa técnica, Dr. João Marcelo Arcoverde desenvolveu um kit cirúrgico único, capaz de permitir que cirurgiões do mundo inteiro operem de maneira mais rápida, segura e precisa. Não é mágica, é ciência e tecnologia transformando vidas!
Agora que você já sabe o que é implante dentário, conhece a cirurgia guiada e as suas vantagens e, inclusive, sabe qual é o melhor lugar para realizar todo o procedimento em Natal, RN, não perca tempo e recoloque os seus dentes o quanto antes a fim de recuperar a sua autoestima!
Se você ainda tem dúvidas sobre o tema ou deseja realizar um implante dentário, entre em contato conosco e confira como podemos ajudá-lo!
Mestrado em Implantodontia pela Faculdade e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic Campinas-SP.
Pós-graduado em Reconstrução Tecidual Óssea e Periimplantar pelo Grupo ImplantePerio – SP.
Experiência com 2.127 implantes guiados sem cortes instalados com diferentes sistemas de implantes.
Criador do Kit de Cirurgia Guiada da Singular Implants.
Diretor do Instituto de Implantes Dentários, em Natal-RN
2 Comentários