Como funciona o implante dentário com carga imediata?
Já se foi o tempo em que fazer o implante significava ter que esperar semanas ou meses até os primeiros resultados. Com o implante dentário com carga imediata, é possível diminuir o tempo necessário de várias etapas.
Só que para aproveitar isso é indispensável entender como a técnica funciona. Assim, você terá mais segurança para escolher o profissional e poderá explorar todos os benefícios dessa alternativa.
Pensando nisso, venha descobrir como essa técnica funciona e saiba quais são as suas particularidades!
Afinal, o que é essa técnica?
Nesse modelo de implantes dentários, existe o posicionamento de uma coroa ou prótese dentária temporária sobre o implante pouco depois da cirurgia. Ou seja, já não é preciso esperar tanto tempo para ter uma ideia sobre qual será o resultado. Em geral, quando essa técnica é aplicada, é possível ter dentes novamente em até 3 dias.
Só que convém entender que essa não é uma alternativa viável para todos os casos. É necessário, principalmente, que o paciente tenha uma boa qualidade de osso. É por isso que essa técnica se busca, mas não se promete.
Quanto mais dura ou rígida for a estrutura, melhor é a capacidade de fixação. Isso gera um travamento que leva à chamada estabilidade primária. Com isso, há a segurança necessária para sorrir, falar e mastigar.
Por que o implante dentário com carga imediata é tão vantajoso?
Como o próprio nome revela, a principal característica dessa técnica diz respeito ao curto tempo de tratamento. Em vez de ter que esperar semanas ou meses, é possível ter uma prótese temporária em até 72 horas. Após um tempo específico, ela é substituída de vez pelo tipo fixo.
Por causa do curto tempo exigido, o implante dentário com carga imediata é uma ótima pedida para o turismo odontológico. Se quiser um bom dentista em Natal-RN, por exemplo, vale procurar o Dr. João Marcelo Arcoverde.
Experiente em realizar procedimentos desse tipo, o profissional também criou um kit cirúrgico aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mesmo que você não seja da capital potiguar, portanto, é possível aproveitar o tratamento.
Além de tudo, é uma alternativa que permite ter uma ideia sobre como o sorriso ficará ao final de todo o tratamento. Então, é algo que envolve bem-estar, auto-estima e praticidade.
Qual é a importância dos materiais utilizados?
Além de avaliar a anatomia de cada paciente, o profissional deve considerar as características dos materiais que serão usados.
É muito importante focar no desenho das rosas e no design dos implantes, em busca da estabilidade primária. Alguns fabricantes têm foco especial nesse resultado, o que permite criar as condições necessárias para a fixação da prótese.
No geral, os implantes cônicos são os mais utilizados na técnica. Portanto, é essencial ter a certeza de que o profissional utiliza os melhores componentes.
O implante dentário com carga imediata traz de volta seu sorriso em menos tempo — ainda que temporariamente, a princípio. Com a ajuda de um bom profissional, é possível potencializar os resultados.
O Dr. João Marcelo Arcoverde é dentista em Natal-RN e capaz de usar essa técnica dentro dos melhores padrões. Marque a sua consulta e faça uma avaliação!
Mestrado em Implantodontia pela Faculdade e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic Campinas-SP.
Pós-graduado em Reconstrução Tecidual Óssea e Periimplantar pelo Grupo ImplantePerio – SP.
Experiência com 2.127 implantes guiados sem cortes instalados com diferentes sistemas de implantes.
Criador do Kit de Cirurgia Guiada da Singular Implants.
Diretor do Instituto de Implantes Dentários, em Natal-RN