Higienização correta do implante dentário: 7 dicas para fazer!
Manter os cuidados com a saúde bucal após a colocação de implantes é fundamental para evitar complicações e contribuir com a efetividade desse tratamento. Nesse sentido, a higienização do implante dentário merece atenção especial.
Além de prevenir infecções, as boas práticas servem para preservar o osso ao redor da prótese. Desse modo, ter os cuidados certos contribui para a estabilidade do implante e prolonga sua vida útil. Ainda, essa é uma forma de evitar o mau hálito e de manter o sorriso bonito e saudável.
Quer saber como cuidar corretamente dos seus implantes dentários? Continue lendo e descubra 7 dicas essenciais para uma higienização eficaz!
1. Escovação adequada
A escovação adequada é o primeiro passo para uma higienização eficaz dos implantes dentários. Use uma escova de dentes de cerdas macias e, preferencialmente, uma escova interdental para alcançar áreas de difícil acesso.
A escova interdental é uma grande aliada para alcançar áreas de difícil acesso, como espaços entre os dentes e ao redor dos implantes. Essas escovas têm cerdas finas que podem ser inseridas com cuidado nos espaços interdentais para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos.
Escove cuidadosamente os dentes, gengivas e a superfície dos implantes com movimentos suaves, mas firmes. Certifique-se de não escovar com muita força, já que isso pode danificar a gengiva e o próprio implante.
2. Use fio dental diariamente
O uso diário do fio dental é fundamental para remover resíduos de alimentos e placa bacteriana entre os dentes e ao redor dos implantes. Para uma adequada higienização do implante dentário, passe o fio dental suavemente, deslizando-o entre os dentes e fazendo movimentos de cima para baixo.
O uso do fio dental também ajuda a prevenir a inflamação das gengivas, conhecida como gengivite. No entanto, você deve ter cuidado para não ferir as gengivas.
3. Recorra ao enxaguante bucal sem álcool
Opte por um enxaguante bucal sem álcool para complementar sua rotina de higienização do implante dentário. Esse produto pode ajudar a reduzir a presença de bactérias na boca, prevenindo a inflamação das gengivas e infecções. Certifique-se de escolher um produto adequado e siga as instruções do fabricante.
4. Evite alimentos e bebidas agressivos
Alguns alimentos e bebidas podem ser prejudiciais para seus implantes dentários. Evite morder alimentos extremamente duros, como nozes e gelo, que podem danificar os implantes.
Além disso, limite o consumo de bebidas alcoólicas e ácidas, que podem corroer o esmalte dos dentes e prejudicar a saúde bucal.
5. Não fume
O tabagismo é prejudicial à saúde bucal e pode comprometer a integridade dos implantes dentários. A nicotina reduz o fluxo sanguíneo para a gengiva e os ossos maxilares, dificultando a cicatrização após a cirurgia de implantes.
Além disso, fumantes têm maior probabilidade de desenvolver infecções e complicações após os procedimentos, inclusive pelo acúmulo de toxinas e propensão a quadros indesejados.
Por isso, o ideal é eliminar o hábito do tabagismo. Além de ajudar a manter a integridade dos implantes, não fumar o ajudará a evitar o mau hálito, por exemplo.
5. Esteja atento a sintomas anormais
Tenha atenção a qualquer sintoma incomum, como dor, sensibilidade excessiva ou mobilidade dos implantes. Esses podem ser sinais de problemas e exigem atenção imediata do seu dentista.
Não ignore qualquer desconforto ou anormalidade, pois a detecção precoce de problemas pode evitar complicações graves, como a peri-implantite.
7. Consulte seu dentista regularmente
Além das práticas de higienização do implante dentário, não subestime a importância das consultas de acompanhamento com seu dentista. Fazer visitas regulares ao consultório permite que o profissional avalie a saúde dos seus implantes e detecte problemas precocemente.
Além disso, seu dentista pode fornecer orientações específicas sobre como cuidar dos seus implantes com base nas suas necessidades individuais.
Em Natal-RN, você tem o apoio do Dr. João Marcelo Arcoverde. Ele atende na ID Implantes e, após a cirurgia de implantes, ele pode ajudar você a manter os cuidados necessários com o seu sorriso.
A higienização do implante dentário deve ser feita de modo correto para manter sua saúde bucal e garantir a longevidade dos implantes. Ao seguir estas 7 dicas, você investirá na preservação do seu sorriso e na prevenção de problemas futuros.
Agende sua primeira consulta e cuide melhor do seu sorriso! Marque um horário pelo WhatsApp com o Dr. João Marcelo Arcoverde, em Natal!
Mestrado em Implantodontia pela Faculdade e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic Campinas-SP.
Pós-graduado em Reconstrução Tecidual Óssea e Periimplantar pelo Grupo ImplantePerio – SP.
Experiência com 2.127 implantes guiados sem cortes instalados com diferentes sistemas de implantes.
Criador do Kit de Cirurgia Guiada da Singular Implants.
Diretor do Instituto de Implantes Dentários, em Natal-RN