Duração do implante dentário: ele é para sempre?
Depois de perder um, vários ou todos os dentes, é normal ter pressa para ter o sorriso de volta. Ao mesmo tempo, o desejo é não ter que se preocupar de novo com essa questão, certo? É por isso que é indispensável conhecer a duração do implante dentário.
Essa é a melhor solução de tratamento por causa do resultado que oferece, tanto na parte estética quanto na abordagem funcional. Só que, ainda assim, é comum que surja a dúvida sobre a durabilidade dele.
Não quer ficar mais na dúvida? Então, venha descobrir qual é a verdadeira duração do implante dentário — e saiba se ele é para sempre.
Afinal, esse resultado é definitivo ou não?
Falar que um implante é para sempre não é exatamente preciso. Só que essa é uma opção que pode durar mais de 20 anos. Para um paciente idoso, pode ser sinônimo de nunca ter que fazer a troca, por exemplo.
No geral, podemos dizer que o implante é uma solução com duração muito elevada — na casa de décadas. Com isso, não é necessário fazer substituições ou reparos com frequência.
Mas, então, vale a pena investir nesse tratamento?
O implante dentário é o tratamento mais definitivo para a perda dentária, em relação às opções que estão disponíveis.
As dentaduras móveis, por exemplo, têm que ser trocadas em menos de 5 anos — às vezes, com maior frequência. Grampos metálicos também exigem uma troca frequente, o que leva a novos investimentos em menos tempo.
A duração do implante dentário, por outro lado, dilui os custos em um longo período, o que melhora o retorno. Na prática, significa ter que pagar um valor que cabe no bolso para ter o sorriso de volta.
Como fazer para a duração do implante dentário ser maior?
Com as medidas certas, é possível fazer com que o resultado desse tratamento tenha uma duração muito maior. Uma das questões mais importantes envolve os cuidados e a manutenção do implante.
É indispensável executar a higiene corretamente, de acordo com as recomendações do profissional. Também é preciso fazer limpezas profissionais regularmente, o que exige idas ao dentista. O profissional poderá conferir se está tudo adequado ou se o implante requer atenção extra.
Além de tudo, tanto os materiais do implante quanto a técnica utilizada devem ser de qualidade. A cirurgia sem cortes, por exemplo, favorece a osseointegração, ao mesmo tempo em que é menos invasiva.
Já os materiais nobres aguentam mais os impactos da mastigação, por exemplo. Por isso, você precisa buscar um especialista capacitado para realizar o procedimento.
O Dr. João Marcelo Arcoverde é dentista em Natal-RN e especialista em implantodontia. Além de já ter realizado 2 mil cirurgias guiadas sem cortes, criou um kit cirúrgico com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com isso, ele está pronto para atender a seu caso e oferecer um tratamento de qualidade.
Além disso, o atendimento é feito na ID Implantes, clínica odontológica no bairro Petrópolis que oferece toda a estrutura que você precisa para ter segurança.
Quando falamos na duração do implante dentário, não podemos dizer que ele é definitivo ou para sempre. No entanto, é a alternativa com melhor desempenho e com maior durabilidade, podendo apresentar décadas de um resultado satisfatório.
Para aproveitar ao máximo esse tratamento, o Dr. João Marcelo Arcoverde é um dentista em Natal-RN que está pronto para atendê-lo. Agende a sua consulta e faça a sua avaliação!
Mestrado em Implantodontia pela Faculdade e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic Campinas-SP.
Pós-graduado em Reconstrução Tecidual Óssea e Periimplantar pelo Grupo ImplantePerio – SP.
Experiência com 2.127 implantes guiados sem cortes instalados com diferentes sistemas de implantes.
Criador do Kit de Cirurgia Guiada da Singular Implants.
Diretor do Instituto de Implantes Dentários, em Natal-RN