Por que clínicas odontológicas de excelência sofreram menos com a COVID-19?
A pandemia do novo Coronavírus ou COVID-19 fez com que empresas e pessoas precisassem se adequar a uma nova rotina de cuidados. Devido à necessidade de quarentena e de isolamento social, diversos serviços tiveram que paralisar suas atividades para evitar aglomerações. O objetivo era impedir uma rápida disseminação do vírus e, assim, achatar a curva.
As clínicas odontológicas, por exemplo, interromperam tratamentos eletivos a fim de preservar a saúde de seus pacientes e colaboradores. Isso aconteceu até que novos protocolos de atendimento, com base em estudos científicos, fossem criados e implementados.
As clínicas odontológicas de excelência sentiram menos os efeitos da COVID-19 que as grandes redes. Mas por que será? A seguir, você entenderá como essas clínicas e seus profissionais conseguiram superar a pandemia e seus impactos. Confira!
A importância da gestão e da liderança
Uma clínica odontológica de excelência não se caracteriza desse modo apenas por utilizar os melhores materiais ou as tecnologias mais recentes. Essa característica também tem a ver com a capacidade de liderança e de gerenciamento — inclusive, em momentos de crise.
Para enfrentar as semanas sem trabalhar, é preciso ter um ótimo controle de caixa. Assim, a empresa não se vê diante do saldo negativo e do fechamento. Esse planejamento financeiro deve ser prioridade nas clínicas, afinal, é fundamental pensar em situações adversas.
Uma boa gestão também deve contar com uma constante capacitação e treinamento dos seus colaboradores. Desse modo, podem estar prontos para realização dos atendimentos e prevenção de contaminação cruzada entre seus pacientes.
A ética acima de questões comerciais nas clínicas odontológicas de excelência
A pandemia causou uma paralisação de serviços e, quem pudesse ficar em casa, foi orientado a fazer isolamento social para evitar a disseminação do vírus. Muitos serviços ficaram divididos entre a questão comercial e a ética ao acatar o fechamento de lojas e empresas.
Manter a ética acima do lucro financeiro é algo importante ao se analisar uma clínica odontológica em uma posição de excelência. Nesse ponto, clínicas com atendimento personalizado, focado na individualização de cada tratamento de acordo com a necessidade do paciente, diferenciam-se da maioria das grandes redes que foca nos números e quantidade diária de atendimentos.
A implementação de protocolos ainda mais rígidos de biossegurança
Clínicas odontológicas de excelência, como a ID Implantes em Natal-RN preferiram adotar medidas imediatas na prevenção da COVID-19, um gesto de carinho e respeito aos seus pacientes e colaboradores. Além de ser a primeira clínica do estado a pausar os atendimentos eletivos, implementou com máxima rigidez novos protocolos ainda mais avançados de biossegurança nos espaços comuns, consultórios e ambientes cirúrgicos.
Para clínicas que já seguiam as melhores práticas dentro da Odontologia, essa fase serviu para reforçar o protocolos já existentes e implementar novos cuidados visando o combate ao Novo Coronavírus e outras doenças infectocontagiosas.
A ID Implantes segue altos padrões de descontaminação e esterilização para garantir a segurança de seus profissionais, colaboradores e pacientes durante todas as etapas do seu tratamento. Isso é uma obrigação no atendimento odontológico e a prevenção de contaminação vai muito além do foco no combate à COVID-19, pois abrange doenças muito perigosas e conhecidas como HIV, tuberculose e hepatite.
A chance de se aproximar dos pacientes
A pandemia da COVID-19 gerou apreensão em toda a população. Clínicas odontológicas de excelência tiveram a oportunidade única de se aproximar de seus pacientes e orientá-los com medidas para que pudessem reduzir a contaminação proteger seus familiares a amigos.
Toda a equipe precisou se colocar à disposição para sanar dúvidas quanto a tratamentos interrompidos e pensar em formas de retomar as atividades sem comprometer o sonho de ter o sorriso de volta de seus pacientes.
O Dr. João Marcelo Arcoverde, da clínica ID Implantes, conta com uma equipe formada por pessoas responsáveis, acolhedoras, compreensivas e éticas. Esses valores ajudam a trazer a tranquilidade e segurança nos atendimentos odontológicos.
Além de reforçar os protocolos de segurança e descontaminação, todos os pacientes terão um contato especialmente personalizado, com um acompanhamento ainda mais individualizado. Também serão estipulados novos horários para dar prosseguimento aos tratamentos, ao mesmo tempo em que as medidas de proteção contra o contágio seguirão em vigilância máxima e constante.
A pandemia da COVID-19 fez com que profissionais de diversos setores parassem e pensassem em como estavam oferecendo seus serviços e cuidando de seus clientes. O cuidado com a gestão, a liderança e a implementação de protocolos ainda mais rígidos de biossegurança nas clínicas odontológicas de referência são diferenciais que auxiliam a manter o foco no que importa: a vida das pessoas.
Quer conhecer de perto o que ajuda o Dr. João Marcelo Arcoverde a oferecer tanta qualidade? Curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram. Se preferir, marque uma consulta via WhatsApp.
Mestrado em Implantodontia pela Faculdade e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic Campinas-SP.
Pós-graduado em Reconstrução Tecidual Óssea e Periimplantar pelo Grupo ImplantePerio – SP.
Experiência com 2.127 implantes guiados sem cortes instalados com diferentes sistemas de implantes.
Criador do Kit de Cirurgia Guiada da Singular Implants.
Diretor do Instituto de Implantes Dentários, em Natal-RN
1 Comentário