Implantes dentários sem cortes na terceira idade: o sonho de voltar a mastigar e sorrir com segurança!
Ao falar em saúde bucal na terceira idade, é fundamental saber que os dentes nessa fase exigem cuidados maiores. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNA) realizada pelo IBGE em 2013, mais de 40% da população acima de 60 anos já perdeu todos os dentes.
Então, é fundamental saber que existe uma solução fixa, definitiva e extremamente segura. Afinal, ela é ideal para pacientes que perderam os dentes ao longo da vida e desejam deixar de usar dentaduras móveis com grampos metálicos ou céu da boca em acrílico.
A seguir, você descobrirá mais sobre os implantes dentários sem cortes na terceira idade e como essa técnica revolucionária está mudando a vida de muitos pacientes que têm medo de fazer o tratamento com implantes. Confira!
As diferenças entre a capacidade mastigatória das próteses
Na pesquisa de Projeções da População, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018 o Brasil tinha mais de 51 milhões de idosos. Até 2060, é esperado que esse número chegue a mais de 101,8 milhões. Então, com a expectativa de vida aumentando, é importante cuidar das pessoas na terceira idade e garantir uma boa qualidade de vida.
Na terceira idade, é comum ter problemas bucais como gengivite, periodontite e perdas dentárias. A halitose e a boca seca também podem aparecer devido ao uso de alguns medicamentos e problemas sistêmicos. Por exemplo: doenças como diabetes, câncer e quadros cardíacos, quando não acompanhados, tendem a impactar negativamente na saúde bucal.
Por sua vez, os idosos que utilizam a prótese ou dentadura móvel ainda enfrentam problemas extras na saúde bucal, como distanciamento social, depressão, dificuldade de comer alimentos mais duros e úlceras na gengiva devido ao constante atrito da dentadura com a mucosa. Além disso, há a insegurança de falar pelo receio de a prótese se soltar e sucessivas trocas de dentadura a medida que os anos passam.
Uma dentadura móvel devolve não devolve ao paciente mais que 18% da capacidade mastigatória, bem diferente dos 98% devolvidos com o tratamento fixo com implantes dentários.
O preço, a rejeição e a quantidade de implantes
Graças ao professor sueco Per-Ingvar Brånemark, as pessoas que não tinham nenhum dente puderam ter uma melhora na sua qualidade de vida. Ele é considerado o pai da osseointegração e foi quem descobriu que é possível implantar um parafuso de titânio (implante dentário) no osso da maxila ou mandíbula, sem haver rejeição dos organismo.
Desse modo, os implantes dentários surgiram como uma luz no fim do túnel para aqueles pacientes que tiveram perdas dentárias e sonhavam em ter os dentes fixos novamente. A tecnologia evoluiu bastante e o preço dos implantes está cada vez mais popular e acessível a todos. Para se ter ideia, é possível fazer implantes sem cortes na gengiva e em apenas alguns minutos.
Contudo, diferentemente do que a maioria pensa, não é preciso um parafuso para cada dente a ser reposto. Atualmente, com apenas 4 implantes é possível instalar uma prótese total inteira de uma arcada totalmente desdentada.
A cirurgia guiada com implantes dentários sem cortes permite que os implantes sejam inseridos através de perfurações milimétricas na gengiva e com uma precisão e rapidez surpreendentes, com média de 10 a 15 minutos para cada implante. Já que é minimamente invasiva, os riscos de hemorragia, de infecção, de inchaço e de dor no pós-operatório são minimizados. Além disso, a maioria dos pacientes retorna de imediato às suas atividades cotidianas.
A técnica sem cortes é aplicável para repor um, vários ou todos os dentes, além de ter indicação para pacientes idosos, diabético e hipertensos controlados. Assim, os implantes dentários sem cortes na terceira idade são soluções viáveis para essa população.
O custo-benefício dos implantes e segurança do resultado
Para quem perdeu todos os dentes, investir nos implantes dentários é mais barato do que trocar a dentadura móvel de tempos em tempos. Isso sem contar o conforto e tranquilidade de poder comer alimentos duros e pegajosos, já não há mais medo de a prótese soltar da boca.
Além de devolver capacidade mastigatória, o tratamento com implantes dentários na terceira idade viabiliza um novo sorriso extremamente natural e estético.
Outro ponto importante é que a técnica de cirurgia guiada com implantes sem cortes permite que o dentista planeje com extrema precisão o local onde o implante será instalado no osso. Então, isso diminui a necessidade de enxertos ósseos e evita erros como lesões aos nervos durante a cirurgia de instalação do parafuso.
Adiar o tratamento torna a resolução do problema mais cara e diminui a margem de segurança. Então, se você deseja em ter os dentes fixos novamente, busque um profissional qualificado para que o seu sonho se transforme em realidade.
A importância de saber escolher o profissional
Cuidar da saúde bucal na terceira idade é fundamental, afinal, nessa faixa etária é comum enfrentar problemas nos dentes e gengivas. Os implantes dentários são uma ótima solução se você tem o sonho de voltar a comer com segurança.
Com 11 anos de formado e 1937 implantes instalados somente pela técnica sem cortes, Dr. João Marcelo Arcoverde se tornou referência no país. Além disso, recebeu o convite de uma das maiores empresas de implantes da América Latina para criar um kit cirúrgico único. O kit permite que cirurgiões do mundo inteiro operem por essa técnica revolucionária de maneira extremamente rápida, segura e precisa!
Os implantes dentários sem cortes na terceira idade devolvem a capacidade de sorrir, mastigar, falar e viver bem. Então, com a indicação e a realização correta do procedimento, é possível ter o seu sorriso de volta com segurança.
Se você mora em Natal-RN, está procurando um dentista e é resistente às técnicas convencionais mais invasivas para instalação dos implantes dentários, agende uma conversa com o Dr. João Marcelo Arcoverde. Ele pode ajudar a conquistar um novo sorriso de uma maneira rápida, segura e sem cortes! Se preferir, fale com ele diretamente no Facebook e Instagram.
Mestrado em Implantodontia pela Faculdade e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic Campinas-SP.
Pós-graduado em Reconstrução Tecidual Óssea e Periimplantar pelo Grupo ImplantePerio – SP.
Experiência com 2.127 implantes guiados sem cortes instalados com diferentes sistemas de implantes.
Criador do Kit de Cirurgia Guiada da Singular Implants.
Diretor do Instituto de Implantes Dentários, em Natal-RN
1 Comentário