Dentista de terno remetendo cirurgia de implante dentário

Cirurgia de implantes dentários sem cortes vs cirurgia convencional

A cirurgia de implante dentário é um tratamento que tem se tornado cada vez mais popular. A explicação está no fato de que esse procedimento promove a reabilitação oral definitiva e fixa de pessoas que perderam os dentes, seja apenas um, vários ou todos.

Essa é uma alternativa vantajosa quando comparada ao uso de próteses (dentaduras) móveis porque o implante permanece totalmente fixo na boca. Sendo assim, ele traz muito mais segurança ao falar e sorrir, além de garantir excelente estabilidade e força durante a mastigação.

Você sabia que existem dois tipos de cirurgia para colocação de implantes dentários? E você encontra as duas em uma boa clínica de Implantodontia em Natal-RN. Neste artigo falaremos sobre eles essas técnicas para você entender como funcionam, conhecer os seus prós e contras, bem como as diferenças entre elas. Acompanhe!

Sobre o implante dentário

O implante dentário é um parafuso feito de titânio que atua como raiz dentária artificial, suportando um, vários ou todos os dentes da boca. Esse parafuso é feito de titânio, um material extremamente resistente e totalmente biocompatível com o organismo humano.

Esse tratamento serve para repor um único dente, vários ou até mesmo uma arcada inteira desdentada. Entretanto, diferentemente do que muitos acreditam, não é necessário instalar um implante dentário para cada dente que falta.

Pacientes que utilizam dentadura inferior podem ter todos os seus dentes fixos com apenas 4 implantes, aplicando uma técnica conhecida como all-on-four. Aqueles que usam dentadura na arcada de cima também podem se beneficiam com a técnica de 4 a 6 implantes dentários.

Rejeição de implante dentário

Várias pessoas costumam dizer que perderam implantes após rejeição, mas isso é um grande mito. Afinal, por ser um material compatível com o nosso corpo , o titânio não sofre rejeição e não enferruja com o passar dos anos.

Perdas de implante precisam exigem uma investigação detalhada. As causas mais comuns para isso estão relacionadas a problemas como:

  • infecção;
  • higienização inadequada;
  • doenças metabólicas não controladas;
  • uso excessivo de álcool;
  • tabaco;
  • erro de planejamento cirúrgico;
  • falta de acompanhamento profissional regular.

É verdade que, apesar de considerado um procedimento seguro, a cirurgia de implante dentário também apresenta contraindicações. Ela não pode ser feita, por exemplo, em crianças e adolescentes que ainda não completaram totalmente o seu desenvolvimento ósseo.

Além disso, é preciso que o paciente esteja com sua saúde bucal e orgânica equilibradas e tenha uma boa quantidade e qualidade de osso, para que ele consiga receber o implante adequadamente e cicatrize sem complicações.

Cirurgia de implante dentário

Para fixar um implante no osso da maxila ou da mandíbula, o dentista precisa planejar previamente a cirurgia avaliando, por meio de tomografias computadorizas da boca, se existe osso em altura e largura suficiente para receber o parafuso de titânio. Em Natal-RN existem diversos centros de radiologia especializados nesse tipo de exame.

Esse tipo de cirurgia é feito por dentistas pós-graduados em Implantodontia. É um procedimento cientificamente comprovado, com grande durabilidade (estudos compravam taxas de sucesso altíssimas e superiores a 25 anos ) e o uso de tecnologia de ponta vem tornando o procedimento cada vez mais barato, rápido, seguro e indolor.

Atualmente, existem duas técnicas disponíveis para a realização de uma cirurgia de implante dentário. Uma delas é a tradicional e a outra, mais moderna e menos invasiva, tem o nome de cirurgia guiada sem cortes. A seguir, explicamos mais detalhes sobre cada uma.

Cirurgia Convencional de implante dentários

A cirurgia de implante tradicional é a mais popular e conhecida pela maioria. De modo geral, é um procedimento mais invasivo, pois exige que incisões/cortes na gengiva do paciente, permitindo que o dentista tenha acesso visual ao osso que receberá o implante.

Quanto mais dentes forem perdidos e substituídos por implantes, maior será a necessidade de cortes na gengiva. Uma cirurgia para instalação de um implante leva em média 1 hora, enquanto que para casos de desdentados totais, pode durar até 6 horas, dependendo da complexidade do caso.

Por isso, diversos pacientes optam por fazer esse tipo de cirurgia no hospital sob anestesia geral, principalmente pacientes que não conseguem passar muito tempo com a boca aberta, ou que tenham doenças sistêmicas que exijam adequação da quantidade de anestesia.

Em função das incisões, é preciso suturar a gengiva, e os cuidados no pós-operatório devem ser redobrados. Há um risco maior de desconfortos e complicações, como sangramentos, hemorragia, dor aguda e inchaço durante os primeiros dias de recuperação.

Cirurgia guiada com implantes dentários

Essa técnica, conhecida como cirurgia virtual guiada flapless (sem retalho), representa o maior avanço dos últimos anos dentro da implantodontia mundial. Ela atrai para o consultório cada vez mais pacientes resistentes aos tratamentos convencionais com implantes dentários.

Isso porque a instalação dos implantes ocorre por meio de perfurações milimétricas previamente planejadas em programas de navegação cirúrgica virtual 3D. Essa técnica dispensa incisões/cortes na gengiva com bisturi, longas horas de cirurgia e promove um pós operatório mais confortável em comparação à técnica convencional.

Intercorrências como inchaço, dor, hemorragias, infecções e lesões a estruturas nervosas praticamente não são observadas nesse tipo de cirurgia. Além disso, o retorno do paciente as suas atividades profissionais é quase que imediato e o procedimento é todo feito no próprio consultório.

Para sua realização, administra-se uma pequena quantidade de anestésico local nas áreas que receberão os implantes. Assim, ela também é indicada para pacientes idosos, diabéticos, hipertensos e cardiopatas controlados.

Quando comparada à cirurgia tradicional para instalação de implantes dentários, a técnica é muito mais rápida. O procedimento leva de 10 a 15 minutos para cada implante. Em pacientes desdentados totais, a cirurgia toda dura uma média de 45 a 60 minutos.

Como as perfurações são extremamente pequenas, o sangramento é muito menor e alguns profissionais optam, inclusive, por não suturar a área operada. A cicatrização acontece de forma mais rápida e poucos remédios são prescritos no pós-operatório.

Prós e contras de cada procedimento

As duas técnicas de cirurgia de implante dentário são eficazes, cientificamente comprovadas e promovem bons resultados. Cada uma delas atende a necessidades distintas, por isso, ambas possuem pontos positivos e negativos.

Convencional

No caso da cirurgia tradicional, ela exige um uso menor de artifícios tecnológicos. Não é preciso que um guia cirúrgico seja impresso por exemplo. Esse guia serve para materializar o planejamento virtual feito no computador e é utilizado no momento da cirurgia. Assim, a não obrigação do uso desse tipo de guia na cirurgia convencional tem a vantagem de ser mais econômica para o paciente. Então, esse guia é indispensável na cirurgia guiada.

Alguns profissionais discordam nesse ponto, pois defendem que ainda que a cirurgia seja feita à mão livre, sempre que possível deve-se utilizar guias cirúrgicos feitos em acrílico por laboratórios de prótese e com valores próximos aos dos guias para técnica guiada.

Isso porque eles auxiliam o dentista no posicionamento ideal dos implantes na hora da cirurgia, minimizando erros de posição. Do ponto de vista prático, não seria uma economia tão grande assim.

As grandes desvantagens da técnica convencional são o seu grau de invasividade, tempo de cirurgia e trauma na área. É uma técnica mais sensível do ponto de vista do operador e está mais sujeita a erros de posicionamento dos implantes no momento da sua instalação. Porém, profissionais experientes tendem a posicionar melhor os implantes do que profissionais iniciantes.

Guiada

Por outro lado, na cirurgia guiada sem cortes, sua grande vantagem é a sua baixa invasividade, o que resulta em muito mais conforto para o paciente. O procedimento é mais seguro, com menos chances de erros de posicionamento dos implantes e lesões de estruturas nobres como nervos e grande vasos. A recuperação é tranquila e os custos se equiparam à técnica tradicional nos casos em que o cirurgia também opta por usar o guia cirúrgico feito em acrílico.

A principal contraindicação da cirurgia guiada é para pacientes que apresentam abertura limitada de boca. Fato que deve ser observado pelo dentista no momento da primeira consulta,

Diferenças entre essas cirurgias

Como você viu, as duas técnicas de cirurgia de implante dentário têm características bem distintas, embora seus resultados sejam semelhantes. A invasividade e o tempo de cirurgia continuam sendo os aspectos de maior distinção entre as técnicas. Desse modo, o procedimento guiado sem cortes é mais vantajoso e benéfico. Acredita-se que em um futuro não muito longe, a realização de 100% dos implantes envolverá essa técnica inovadora.

Além disso, ela é uma excelente opção para pacientes que perderam todos os dentes, usam dentadura e sonham com os dentes fixos com implantes dentários por meio do uso da prótese protocolo. Já que é preciso ter de 4 a 6 implantes para reabilitar uma arcada dentária inteira, uma técnica menos invasiva, mais rápida e que é feita em consultório sob anestesia local, se torna muito mais atrativa, confortável e segura.

O uso intenso da tecnologia e de recursos digitais também é uma diferença marcante entre os dois procedimentos. Na cirurgia guiada, tudo é obrigatoriamente planejado e previamente visualizado por meio de programas que utilizam algorítimos avançados, a fim de que o procedimento ocorra com o mínimo de imprevistos.

Seja adotando uma técnica ou outra, a cirurgia de implante dentário é um tratamento seguro e muito eficaz, que devolve a funcionalidade das arcadas dentárias desdentadas, protege a saúde bucal e valoriza a estética do sorriso de um modo geral. Contudo, a realização de ambas tem que ocorrer por um profissional experiente para que o tratamento seja um sucesso.

Quer saber mais sobre as cirurgias de implante dentário em Natal-RN? Entre em contato com o Dr. João Marcelo Arcoverde, referência nacional em cirurgia guiada com implantes sem cortes!

Assine e receba dicas sobre saúde bucal

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

13 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.