Diabéticos devem ter atenção especial
Diabéticos devem ter atenção especial à saúde bucal
Pessoas com diabetes devem ter uma atenção especial à saúde bucal. O diabetes é uma doença que se não for controlada pode afetar o organismo de diversas maneiras. E a boca está entre as partes do corpo humano cujo o diabetes influencia. Portanto, diabéticos precisam atentar-se para manter em ordem o controle glicêmico e simultaneamente a saúde dos dentes e da gengiva e, consequentemente, aumentar a sua qualidade de vida.
Os problemas bucais em pessoas com diabetes são desencadeados ou agravados por causa da alta taxa de glicose no sangue.
Diminuição do fluxo salivar
A saliva do diabético é afetada pela doença: perde as proteínas antimicrobianas que controlam infecções e há uma significativa diminuição no fluxo salivar, aumentando sua suscetibilidade para o surgimento de cáries, fissuras na língua e feridas na cavidade bucal, além de dificultar a fixação de próteses e implantes dentários.
Doença periodontal
De acordo com a Sociedade Brasileira de Periodontologia, diabéticos têm 2,5 vezes mais chances de desenvolver doenças periodontais – gengivite e periodontite – do que pessoas que não sofrem da doença.
A doença periodontal ocorre devido o acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes. Esta placa vai penetrando cada vez mais no espaço entre dente e gengiva, e as bactérias, ali presentes, podem entrar na corrente sanguínea.
O excesso de glicose no sangue facilita a propagação de bactérias e a baixa resistência a infecções tornam os diabéticos mais vulneráveis a desenvolver a gengivite que, se não for tratada adequadamente, evolui para a periodontite. A gengivite causa inchaço e sangramento na gengiva, ocasionando retração nos dentes. Se nada for feito, a infecção progride e reabsorve o osso ao redor do dente.
Mau hálito
Outra consequência do diabetes é o mau hálito, que na grande maioria das vezes tem origem estomacal. O controle glicêmico resolve esse problema, porém o dentista também pode indicar um enxaguante bucal apropriado.
Cicatrização tardia
A cicatrização tardia – também na boca – é outra característica de quem precisa conviver com o diabetes, especialmente se a doença não estiver controlada. O controle glicêmico é primordial para amenizar tais problemas bucais relacionados com o diabetes.
Síndrome de Ardência Bucal (SAB)
Trata-se de uma sensação de ardência, fisgadas, coceira e inchaço na mucosa bucal, principalmente na língua, sem que existam lesões aparentes. A eliminação do problema também está totalmente interligada com controle glicêmico do diabetes, mas o dentista pode prescrever um tratamento para amenizar tais sintomas.
Distúrbio de gustação (disgeusia)
É quando a pessoa não sente mais o gosto dos alimentos ou tem seu paladar alterado. É uma doença que está associada a outros problemas bucais e seu tratamento depende da solução dos mesmos. O cigarro agrava os sintomas e impede um tratamento satisfatório.
Candidíase
Também conhecida como sapinho, é uma doença bastante comum entre os pacientes com diabetes. O nível elevado de glicose no sangue, a redução do fluxo salivar e a baixa imunidade favorecem a adesão do fungo nos tecidos bucais. Neste caso, o controle glicêmico também é essencial, porém antifúngicos orais ajudam a amenizar o mal-estar causado.
Todo cuidado é pouco
É sempre importante lembrar que no corpo humano tudo está interligado porque se uma parte dele não está sendo bem cuidada, certamente o funcionamento de outras partes acabará sendo comprometido. Assim acontece especialmente com as pessoas que precisam conviver – sempre mantendo a qualidade de vida – com doenças crônicas, como o diabetes.
O diabetes muda o metabolismo e, por isso, exige mudança de hábitos e compromisso com o tratamento para que a sua saúde do paciente seja preservada e o comprometa o mínimo possível sua qualidade de vida. Manter a higiene bucal é extremamente importante para isso.
Mestrado em Implantodontia pela Faculdade e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic Campinas-SP.
Pós-graduado em Reconstrução Tecidual Óssea e Periimplantar pelo Grupo ImplantePerio – SP.
Experiência com 2.127 implantes guiados sem cortes instalados com diferentes sistemas de implantes.
Criador do Kit de Cirurgia Guiada da Singular Implants.
Diretor do Instituto de Implantes Dentários, em Natal-RN
1 Comentário