apertamento dos dentes ao dormir

Apertamento dos dentes ao dormir: como tratar o bruxismo noturno?

O bruxismo é um distúrbio muito comum, que pode acontecer durante o dia, mas é mais recorrente acontecer durante a noite — daí chamado o bruxismo noturno ou apertamento dos dentes ao dormir. Esse problema é ocasionado por diversos fatores e pode trazer consequências ruins para a estrutura mastigatória e a superfície dos dentes.

Os sintomas do bruxismo noturno são muitos, por exemplo, a sensação de que a mandíbula está sendo tensionada e o aparecimento de dores faciais depois de acordar. Isso acontece porque o bruxismo promove movimentações que causam cansaço muscular na face, dentre outras circunstâncias.

Neste post de hoje, vamos abordar um pouco mais sobre esse distúrbio. Aqui, você vai encontrar quais são as principais causas do bruxismo noturno, suas consequências e os possíveis tratamentos para o apertamento dos dentes ao dormir. Confira!

Afinal, o que é o bruxismo noturno?

O bruxismo noturno é um movimento involuntário que consiste no prensamento e no ranger dos dentes durante a noite.

Esse distúrbio acaba modificando a atividade dos músculos mastigatórios que podem provocar o desgaste dentário, deteriorar articulação temporomandibular e também facilitar o surgimento de fraturas nos dentes.

Esse tipo de distúrbio infelizmente não tem cura, mas pode ser amenizado por meio de vários tratamentos, uma vez identificada uma causa provável.

Quais as principais causas do bruxismo?

O motivo exato do surgimento do distúrbio do bruxismo ainda é desconhecido. No entanto, existem alguns fatores que podem fazer promover o surgimento desse problema. Esses fatores podem atuar de forma individualizada ou em conjunto. Vamos conferir mais detalhes a seguir.

Má oclusão

A falta de alinhamento dos dentes pode provocar o bruxismo noturno. Isso acontece porque os dentes superiores e inferiores quando estão desalinhados atrapalham o fechamento correto da boca. Além disso, há o comprometimento do encaixe dos dentes, o que favorece ainda mais o atrito entre eles.

Ansiedade ou estresse

O bruxismo noturno pode ter relação com problemas emocionais. Nessas situações, os sintomas aparecem quando o paciente enfrenta momentos de muita ansiedade ou pressão psicológica.

Já nos dias em que há mais tranquilidade, é comum que os sintomas sejam amenizados. Nesse sentido, o bruxismo noturno pode ser considerado uma válvula de escape para resolver situações de raiva e frustração.

Uso de determinadas substâncias

Álcool, café e drogas que têm nicotina estão entre os fatores que podem desencadear o bruxismo noturno. Essas substâncias atuam como estimulantes para o agravamento do ranger e do apertamento dos dentes ao dormir.

Também é comum o agravamento do bruxismo noturno em pacientes que utilizam medicamentos psiquiátricos em doses inadequadas. Alguns desses são a paroxetina e fluoxetina.

Quais as consequências de não tratar o bruxismo noturno?

O bruxismo noturno pode trazer sérios problemas à dentição e isso acontece porque a fricção exagerada dos dentes promove o desgaste do esmalte, que é a camada dental mais externa.

Assim é a dentina, a camada dental interna, fica mais exposta e a consequência disso os pacientes que sofrem de bruxismo noturno podem passar a apresentar erosão dentária.

Também é comum que nos casos mais evoluídos o paciente apresente perda óssea. E não é raro situações em que o paciente com bruxismo noturno tem fratura de grande extensão nos dentes.

Ainda, como consequência desse distúrbio, é possível perceber o aumento da sensibilidade dentária, principalmente quando há o consumo de alimentos muito ácidos ou com variações de temperatura.

Qual o tratamento para o apertamento dos dentes ao dormir?

O tratamento pode variar e ser multidisciplinar. Por exemplo, é possível realizar movimentos de relaxamento facial e o uso de aparelhos ou placas específicas. Conheça a seguir alguns dos tratamentos que podem amenizar o quadro do bruxismo. Confira!

Usar placa específica

Muito semelhante com as placas de clareamento caseiro, os aparelhos ou placas para bruxismo são uma possibilidade de evitar as manifestações das consequências desse distúrbio.

Esse tipo de aparelho ajuda a dificultar a movimentação excessiva e facilita o encaixe correto dos dentes. Com o uso prolongado do aparelho para o bruxismo, é possível que o paciente reduza a insistência de ranger os dentes.

Para o bruxismo noturno, o uso da placa deve ser utilizada na hora de dormir, mas se são percebidos movimentos do bruxismo durante o dia, é possível também utilizar uma placa na parte da manhã e da tarde.

O aparelho de bruxismo é indicado de acordo com as características do paciente. Sendo assim, ele é fabricado em diferentes materiais de acordo com o tipo e intensidade do movimento provocado pelo distúrbio. Alguns dos tipos de aparelhos de bruxismo podem ser:

  • aparelho macio: tem preço bastante acessível e geralmente é em material de poliéster. É bastante maleável. No entanto, seu desgaste é rápido;
  • aparelho semi-rígido: fabricado com material de plástico, ele é mais resistente que o aparelho macio, atua de maneira eficaz para não permitir a movimentação da arcada dentária;
  • aparelho rígido: ele é de acrílico e costuma ter um preço mais elevado, apresenta excelentes resultados no combate ao bruxismo noturno.

Realizar exercícios de relaxamento no rosto

Como bruxismo noturno tende a incomodar a estrutura muscular facial, é recomendável realizar exercícios de relaxamento na região.

Esses devem receber orientação do profissional, que indicará quais são os exercícios que ajudam a relaxar os músculos que se envolvem no bruxismo noturno. Assim é possível reduzir bastante as dores que esse distúrbio causa.

Consultar com dentista regularmente

É comum que os pacientes que sofrem de bruxismo noturno nem percebam, de início, o problema ou acabem considerando outros fatores, não sabendo da existência desse distúrbio.

Sendo assim, é fundamental realizar consultas regulares ao dentista, pois é esse profissional que terá condições de realizar o exame clínico e será possível detectar a causa dos desconfortos.

Desse modo, essas foram algumas informações sobre bruxismo noturno ou apertamento dos dentes ao dormir. É importante sempre buscar um especialista nessa área para realizar o diagnóstico correto e o tratamento mais adequado. Esse profissional também deve ter experiência nesse tipo de tratamento para que as chances de sucesso no combate ao distúrbio sejam maiores.

Quer conhecer um profissional que pode ajudar no tratamento de bruxismo noturno? Entre em contato com Dr João Marcelo Arcoverde. Com grande vivência na área odontológica, esse profissional tem uma clínica equipada para oferecer o que há de mais moderno para sua saúde bucal.

Assine e receba dicas sobre saúde bucal

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.